Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Poupados na 1ª fase do Cearense, Ceará e Fortaleza ganham dias de trabalho na pré-temporada

Trabalhos devem começar no dia 6 de janeiro, para o Vovô, e 8 de janeiro, para o Leão, mas as datas ainda não são oficiais
11:40 | Dez. 30, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde o começo desta temporada, o Campeonato Cearense adotou uma fórmula que ajudou a aliviar os calendários de Ceará e Fortaleza no início da temporada. A dupla só entra na competição no dia 29 de janeiro, já na segunda fase. Com reapresentações marcadas para os primeiros dias do ano, seria inviável para Vovô e Leão disputarem o estadual desde o início.

O Cearense começa oficialmente em 5 de janeiro. É um dia antes da data prevista para que o elenco alvinegro retome seus trabalhos visando o ano de 2020. No dia 8, os atletas do Leão devem voltar ao Pici com o mesmo objetivo. Poupadas na primeira parte do certame, as equipes se preparam para entrar em campo pela primeira vez só na Copa do Nordeste. Fortaleza encara o Vitória em Salvador no dia 25, enquanto o Ceará enfrenta o Freipaulistano em casa no dia 26.

O regulamento dá mais tempo para que alvinegros e tricolores se preparem para os desafios da temporada. Sem disputar a primeira fase, o Leão ganha 17 dias de pré-temporada antes da estreia no Nordestão. O Vovô volta aos trabalhos mais cedo e faz seu primeiro jogo depois de 20 dias. Evidentemente, nem todas as datas serão usadas para trabalho, mas o tempo é valioso frente ao volume de jogos que as duas equipes terão em 2020.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Fortaleza disputará Campeonato Cearense, Copas do Nordeste e do Brasil, Brasileirão e a inédita Copa Sul-Americana, primeira competição internacional da história do clube. Nos primeiros meses do primeiro semestre, o tricolor pode ter problemas para gerenciar o elenco e poupar seus jogadores. Uma preparação física eficiente na pré-temporada é essencial para evitar lesões e problemas físicos que causem desfalques ao longo do ano.

Em janeiro e em fevereiro, o Leão terá que disputar jogos do estadual, do Nordestão e da Sula. Os jogos de ida e volta contra o Independiente-ARG no torneio internacional estão marcados para os dias 13 e 27 de fevereiro, respectivamente, com o jogo no Castelão ocorrendo logo após o fim do Carnaval. Campeão do Nordeste, o tricolor só estreia na Copa do Brasil nas oitavas de final, que tem datas disponíveis para 8, 15 e 29 de abril e 13, 20 e 27 de maio.

Já o Ceará terá pela frente o Cearense, a Copa do Nordeste, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Ao contrário do Fortaleza, que já entra nas oitavas de final, o Vovô disputará a copa nacional desde a primeira fase, em jogo único que pode ser marcado ou para os dias 5 ou 12 de fevereiro. O confronto diante do Bragantino-PA, no Pará, pode causar problemas para o planejamento alvinegro se ocorrer na primeira data, já que o calendário da CBF prevê um jogo do estadual três dias antes.

Principal campeonato para os dois times em 2020, o Brasileirão tem sua primeira rodada prevista para os dias 2 e 3 de maio, uma semana depois depois do fim dos estaduais e poucos dias antes do jogo de volta da final da Copa do Nordeste, que deve ser realizado em 6 de maio.

Na primeira fase do Campeonato Cearense, apenas Barbalha, Ferroviário, Atlético-CE, Guarany de Sobral, Pacajus, Caucaia, Horizonte e Floresta se enfrentam entre si. Os seis primeiros avançam, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série B. Na segunda fase, já com Ceará e Fortaleza, os quatro melhores vão para as semifinais, que serão disputadas em jogo único com prorrogação em caso de empate. Se persistir a igualdade no tempo extra, vence a equipe com a melhor campanha geral.

A última vez que Vovô ou Leão foram poupados no início do campeonato foi em 2014. Campeão no ano anterior, o Ceará só estreou na segunda fase e conquistou o tetracampeonato estadual.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar