PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Probabilidade de rebaixamento dos times cearenses diminui após vitórias

Matemáticos apontam que as chances de Fortaleza e Ceará serem rebaixados, no momento, são de 18.1% para o Tricolor e 32.4% para o Alvinegro

12:54 | 22/10/2019
No primeiro turno, Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Castelão. Equipes se reencontram em novembro
No primeiro turno, Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Castelão. Equipes se reencontram em novembro (Foto: Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Fortaleza e Ceará conquistaram vitórias importantes em seus respectivos jogos da 27ª rodada do Brasileirão. No último sábado, 19, o Tricolor venceu o Grêmio, de virada, no Castelão, por 2 a 1. Enquanto o Alvinegro venceu o Bahia, também de virada e pelo mesmo placar, fora de casa, na última segunda-feira, 21. Além dos três pontos somados, os resultados diminuíram a probabilidade de rebaixamento das equipes.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade dos times cearenses serem rebaixados para a Série B de 2020, no momento, é de 18.1% para o Fortaleza e 32.4% para o Ceará.

Páginas independentes também calcularam o risco de queda dos clubes. Para o site “InfoBola”, o Fortaleza teria 17% de chance de queda e o Ceará 31%. Já o site “Chance de Gol”, aponta valores diferentes. De acordo com os cálculos, o risco do Fortaleza cair seria de apenas 6.6%, enquanto o Ceará teria 44% de chance de rebaixamento.

Restam 11 partidas para o fim do campeonato. Levando em consideração que nunca um time que somou 46 pontos foi rebaixado, Fortaleza e Ceará precisam, respectivamente, de mais cinco e seis vitórias para atingir a marca. O Leão ainda disputa cinco jogos em casa, dentre eles o Clássico-Rei, enquanto o Vovô tem mais seis jornadas como mandante.

Em resumo, basta que os clubes vençam os jogos restantes em casa e praticamente garantem a permanência na primeira divisão.

Veja a tabela dos clubes cearenses abaixo:

Fortaleza

28ª rodada: Cruzeiro x Fortaleza

29ª rodada: Avaí x Fortaleza

30ª rodada: Fortaleza x Atlético-MG

31ª rodada: Corinthians x Fortaleza

32ª rodada: Fortaleza x Ceará

33ª rodada: Fortaleza x CSA

34ª rodada: Internacional x Fortaleza

35ª rodada: Fortaleza x Santos

36ª rodada: Goiás x Fortaleza

37ª rodada: Fluminense x Fortaleza

38ª rodada: Fortaleza x Bahia

Ceará

28ª rodada: Ceará x Vasco

29ª rodada: Ceará x Fluminense

30ª rodada: Palmeiras x Ceará

31ª rodada: Ceará x Internacional

32ª rodada: Fortaleza x Ceará

33ª rodada: Chapecoense x Ceará

34ª rodada: Ceará x São Paulo

35ª rodada: Flamengo x Ceará

36ª rodada: Ceará x Athletico-PR

37ª rodada: Ceará x Corinthians

38ª rodada: Botafogo x Ceará

Você também pode gostar: