PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Brasil já conhece quase todos os adversários na luta pelo bicampeonato olímpico no futebol masculino

Seleção brasileira já conhece 13 dos 15 times que disputarão com ela a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio

Bruno Balacó
14:58 | 10/02/2020
Brasil carimbou a vaga para Tóquio após vencer a Argentina por 3 a 0 neste domingo, na Colômbia.
Brasil carimbou a vaga para Tóquio após vencer a Argentina por 3 a 0 neste domingo, na Colômbia. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com as classificações de Brasil e Argentina neste fim de semana, as seleções que disputarão a medalha de ouro no futebol masculino nos Jogos Olímpicos deste ano, em Tóquio, estão praticamente definidas. Das 14 das 16 vagas estão preenchidas. Além de brasileiros e argentinos, que carimbaram o passaporte no Pré-Olímpico sul-americano, também estão com lugar assegurado as equipes do Japão (país-sede), Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália (representantes asiáticos), Costa do Marfim, Egito e África do Sul (representantes africanos), Nova Zelândia (representante da Oceania), Alemanha, Espanha, França e Romênia (seleções da Europa).


As duas vagas restantes são dos países da Concacaf (América Central, Norte e Caribe). O pré-olímpico que define os classificados está marcado entre os dias 20 de março e primeiro de abril de 2020, na Costa Rica. Disputam o torneio Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, México e República Dominicana.

Assim como na edição passada, as 16 seleções classificadas serão divididas em quatro grupos com quatro equipes em cada. Os dois primeiros de cada chave avançam para a fase de quartas de final, que terá jogo único até a final, com as disputas das medalhas de ouro e prata. As equipes derrotadas nas semifinais disputarão a medalha de bronze.

O Brasil, que ficou com o ouro nos Jogos Rio-2016 e luta pelo bicampeonato, conhecerá os seus adversários na primeira fase no sorteio que será realizado no dia 20 de abril, no NHK Hall, em Tóquio. Na condição de atual campeão, a seleção brasileira deverá ser um dos quatro cabeças-de-chave do torneio, que só poderá ter um representante de confederação por grupo.

Os jogos do torneio masculino ocorrerão entre os dias 23 de julho e oito de agosto de 2020. A disputa ocorre sem datas FIFA, ou seja, os jogadores convocados desfalcarão seus clubes no período do torneio. Pelas regras da disputa, o Brasil poderá levar até três jogadores acima de 23 anos.