Participamos do

João Máximo fará palestra no Museu do Futebol sobre derrotas do Brasil

No próximo sábado, a partir das 9h (de Brasília), o Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol) receberá o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo, que fará uma palestra sobre derrotas do Brasil em Copas. O evento é gratuito, mas a participação está sujeita à capacidade do auditório (174 lugares, mais quatro espaços para [?]
17:30 | Ago. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No próximo sábado, a partir das 9h (de Brasília), o Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol) receberá o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo, que fará uma palestra sobre derrotas do Brasil em Copas. O evento é gratuito, mas a participação está sujeita à capacidade do auditório (174 lugares, mais quatro espaços para pessoas com deficiência).

Nascido em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, João Máximo mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha três anos e foi morar em Vila Isabel, bairro próximo da região em que foi construído o Maracanã. Viu de perto a construção do estádio e acompanhou in loco a derrota do Brasil para o Uruguai no Mundial de 1950. Graduou-se em odontologia, e examinou os jogadores da seleção em 1958, ano em que o país venceu a Copa na Suécia.

Em 1961, com intuito de amealhar recursos para abrir um consultório com um amigo, João Máximo ingressou na ?Tribuna da Imprensa? como estagiário. Era o início de uma vida longeva em redações, com ênfase em esporte e música, e no fim da trajetória dele na odontologia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde então, João Máximo trabalhou também no ?Jornal dos Sports?, na Rádio Continental, no ?Jornal do Brasil?, no ?Correio da Manhã?, na ?Folha de S.Paulo? e no jornal ?O Globo?. Venceu duas edições do Prêmio Esso (1963 e 1967) e publicou livros sobre esporte, música e crônicas.

A palestra de João Máximo no Museu do Futebol será focada em derrotas do Brasil em Copas, como o revés para a Bélgica nas quartas de final de 2018, mas também criará uma conexão com a preparação do país para o Mundial de 1958, ano em que a seleção conquistou seu primeiro título.

A trajetória daquela seleção é tema da exposição temporária ?A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958?, que está em cartaz no Museu do Futebol até 9 de setembro.

SERVIÇO

Palestra com o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo e reunião mensal do Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol)

Data: 11 de agosto de 2018 (sábado)

Horário: 9h (de Brasília)

Local: Auditório do Museu do Futebol

Participação gratuita

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente