Participamos do

Único jogo entre Brasil e Suíça em Copa do Mundo foi empate em 1950

Neste domingo, às 15 horas (de Brasília), a Seleção Brasileira fará sua estreia na Copa do Mundo da Rússia. A partida, na Rostov Arena, será apenas a segunda entre as duas seleções na história dos Mundiais. A primeira foi em 1950, em solo brasileiro, mas não teve o melhor dos resultados para os donos da [?]
08:15 | Jun. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo, às 15 horas (de Brasília), a Seleção Brasileira fará sua estreia na Copa do Mundo da Rússia. A partida, na Rostov Arena, será apenas a segunda entre as duas seleções na história dos Mundiais. A primeira foi em 1950, em solo brasileiro, mas não teve o melhor dos resultados para os donos da casa.

No dia 29 de junho daquele ano, o Estádio do Pacaembu foi palco de um empate por 2 a 2 entre as equipes. O Brasil saiu na frente logo aos três minutos com gol de Alfredo, sofreu o empate aos 16 minutos pelos pés de Fatton e voltou a liderar aos 31 minutos graças a um cabeceio de Baltazar após escanteio cobrado por Friaça. Aos 42 minutos, quando a partida caminhava para vitória brasileira, o empate suíço veio novamente com Fratton.

O empate doloroso foi tratado com preocupação pela imprensa. O jornal A Gazeta Esportiva intitulou a partida como uma ?Jornada Obscura do Onze Nacional? e demonstrou apreensão com relação ao próximo jogo do Brasil, contra a Iugoslávia. No entanto, a Seleção, que já havia goleado o México por 4 a 0 no jogo de abertura, venceu a partida por 2 a 0 e se classificou para a fase seguinte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No quadrangular final, o Brasil goleou a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1. Na terceira e decisiva partida, a Seleção encarou o Uruguai, que havia empatado com a Espanha e vencido a Suécia, precisando de um empate para conquistar seu primeiro título mundial, mas saiu de campo derrotada em pleno Maracanã na partida que ficou conhecida como Maracanazo.

68 anos depois, em solo russo, Brasil e Suíça voltam a se encontrar em um jogo de Copa do Mundo. A Seleção Brasileira, conforme o esperado, entra em campo com o favoritismo em busca do hexacampeonato. Por outro lado, a Suíça, apesar de não ter tantos nomes de peso, chegou às oitavas de final do Mundial em 2014 e venceu a campeã Espanha na estreia em 2010.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente