Participamos do

Seleção enfrenta Costa Rica para espantar péssima impressão da estreia

19:34 | Jun. 21, 2018
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Milhões de brasileiros inicam esta sexta-feira na expectativa de ver aquilo que faltou à Seleção na estreia da Copa da Rússia: uma vitória, de preferência com futebol convincente. Após debutar no Mundial 2018 com um frustrante empate em 1 a 1 com a Suíça, os comandados de Tite enfrentam a Costa Rica, a partir das 9h (horário de Fortaleza), na Arena São Petersburgo. E vencer é preciso. Em caso de novo tropeço, o Brasil pode chegar na última rodada do grupo E em situação delicada, correndo risco até de uma trágica na 1ª fase da competição. Um triunfo, além de renovar o ânimo da torcida brasileira e elevar o moral dos jogadores, reafirmará a seleção brasileira como uma das favoritas ao título. 

Apesar falhas defensivas e a pouca inspiração do ataque no duelo contra a Suíça, Tite manterá a mesma base da equipe da estreia. A única alteração é a entrada de Fagner na lateral-direita, substituindo Danilo, vetado com dores no lado direito do quadril. Recuperado de dores no pé, Neymar - que vem de uma atuação apagada e marcada por 10 faltas sofridas - carrega nas costas a responsabilidade de conduzir o Brasil rumo à vitória, mas divide esse peso com um trio ofensivo que impõe respeito: Gabriel Jesus, Coutinho e Willian. Seguindo a lógica de rodízio implantada pelo treinador, a braçadeira de capitão ganha um novo dono: sai de Marcelo e passa para Thiago Silva. 

Conhecida por sua forte defesa e que tem como principal destaque o goleiro Keylor Navas, titular do Real Madrid, a Costa Rica deve impor um jogo de forte retranca ao Brasil, explorando bastante o jogo aéreo para tentar surpreender o Brasil, como fez a Suíça. Azarões na partida, os costarriquenhos deram mostras recentes de quem mesmo surpreender. Em 2014, na Copa disputada no Brasil, chegaram às quartas-de-final, liderança na 1ª fase um grupo com três campeãs mundiais (Inglaterra, Uruguai e Itália).  
   
Brasil e Costa Rica voltam a se enfrentar em Copas após 16 anos. A última vez, em jogo da 1ª fase da edição de 2002, a Canarinho goleou por 5 a 2. Antes, duelaram também no Mundial de 90, com vitória brasileira por 1 a 0. No geral, o confronto é marcado por uma grande freguesia: em 10 jogos, são 9 vitória do time verde-amarelo, contra apenas um triunfo dos costarriquenhos (por 3x0, no Pan-Americano de 1960). 

FICHA TÉCNICA
Brasil x Costa Rica
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (RUS)
Data: 22/06/2018
Horário: às 9 horas (de Fortaleza)
Transmissão: TV Globo, Sportv, Fox Sports e Rádio O POVO/CBN (FM 95.5)

BRASIL (4-3-3): Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho; Neymar, Willian e Gabriel Jesus. Técnico: Tite

COSTA RICA (5-3-2): Navas; Gamboa, Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte e Calvo; Gusmán, Celso Borges e Venegas; Bryan Ruíz e Ureña. Técnico: Óscar Ramírez

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente