Participamos do

População nacional prefere Brasileirão à Copa do Mundo

A pesquisa DNA Torcedor do IBOPE Repucom mapeou os hábitos e preferências das torcidas de futebol no país e revela quais os campeonatos preferidos dos fãs de futebol. As mais de 6 mil entrevistas presenciais foram realizadas no segundo semestre de 2017 e, na ocasião, a Copa do Mundo aparecia apenas na quarta colocação entre [?]
16:30 | Jun. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A pesquisa DNA Torcedor do IBOPE Repucom mapeou os hábitos e preferências das torcidas de futebol no país e revela quais os campeonatos preferidos dos fãs de futebol. As mais de 6 mil entrevistas presenciais foram realizadas no segundo semestre de 2017 e, na ocasião, a Copa do Mundo aparecia apenas na quarta colocação entre os campeonatos na preferência dos brasileiros.

Entre a população brasileira com 16 anos ou mais (159,7 milhões de indivíduos), 69% ou 110,4 milhões de brasileiros afirmaram possuir algum clube de futebol de coração. Para estes torcedores, foram apresentados 28 torneios nacionais e internacionais, de clubes e seleções. A Copa do Mundo ficou numa posição relativamente alta, já que terminou a pesquisa como o campeonato preferido de mais de 17 milhões de pessoas ou 16% dos 110 milhões de fãs brasileiros de futebol.

No entanto, o mundial ficou bastante distante da liderança da pesquisa. Isso porque, entre os campeonatos que despertam mais interesse entre os torcedores, a Série A do Campeonato Brasileiro  aparece isolado com a preferência de mais da metade (53%) dos torcedores do país, seguido pela Copa do Brasil (30%), Libertadores da América (19%), Copa do Mundo e os Campeonatos Estaduais (13%). O perfil médio dos fãs de Copa do Mundo é composto por jovens e adultos de 16 a 34 (48%), com ensino médio ou superior (67%).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

?Os principais campeonatos nacionais concentram o maior volume de interessados e o sonho dos clubes em serem campeões continentais movimentam o interesse pela Libertadores, mas a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo é especial, mesmo a cada 4 anos o interesse do brasileiro pelo torneio se mostra altamente expressivo e o clima de união e confraternização nacional é território valiosos para os patrocinadores integrarem suas estratégias aos valores do evento?, comenta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente