Participamos do

Mina brilha, Falcao finda jejum e Colômbia despacha a Polônia da Copa

José Pékerman não atendeu aos pedidos para a entrada de Borja na seleção colombiana, mas resolveu apostar em Yerry Mina na segunda e decisiva partida dos sul-americanos pelo grupo H na Copa do Mundo da Rússia, dessa vez frente a Polônia, que também jogava sua sobrevivência na Arena Kazán. No fim, o treinador argentino viu [%u2026]
18:15 | Jun. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

José Pékerman não atendeu aos pedidos para a entrada de Borja na seleção colombiana, mas resolveu apostar em Yerry Mina na segunda e decisiva partida dos sul-americanos pelo grupo H na Copa do Mundo da Rússia, dessa vez frente a Polônia, que também jogava sua sobrevivência na Arena Kazán. No fim, o treinador argentino viu sua estrela brilhar na noite desse domingo com um triunfo contundente por 3 a 0. O ex-zagueiro do Palmeiras, hoje no Barcelona, abriu o placar e anulou o centroavante Lewandowski. Falcao Garcia também acabou com seu jejum de seis jogos sem marcar gol, três só por sua seleção. E ainda deu tempo de Juan Cuadrado matar o confronto e garantir a segunda linda assistência de James Rodríguez na partida. Por outro lado, pela terceira vez seguida, a Polônia dá adeus precocemente ao torneio. É a 10ª equipe a sentir o gosto amargo da eliminação na Rússia.

Hospedada justamente na cidade que recebeu o último duelo da segunda rodada do Mundial, a Colômbia se viu por alguns instantes no mesmo clima de como se estivesse jogando em Bogotá. Lotado, o clima em Kazán era totalmente favorável aos colombianos.

Os poloneses, que ali deveriam buscar um triunfo a qualquer custo, acabaram se tornando presas fáceis. O time de José Pékerman não deu chances ao adversário com uma marcação em bloco, de linhas altas, em alguns momentos com os dez jogadores de linha no campo ofensivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, o astro Lewandowski, de 16 gols nas Eliminatórias europeias, se viu isolado e sem muito o que fazer em campo. A linha de três zagueiros da Polônia se perdeu com a movimentação da dupla Quintero e James, e sofreu com a velocidade de Cuadrado pela direita.

O prêmio pelo intenso volume criado pôde ser comemorado depois de jogada ensaiada em cobrança de escanteio. James acabou tendo toda liberdade de que precisava para cavar a bola na cabeça de Mina, que abusou dos seus 1,95m para vencer o goleiro Szczesny no alto e correr para sua típica dança, tão conhecida dos palmeirenses.

Pode se dizer que a derrotada magra no primeiro tempo foi lucro para os poloneses, que na etapa final tiveram de se expor e pagaram um preço alto por isso. Sem eficiência e criatividade, os europeus, para piorar, passaram a dar espaços no rígido sistema defensivo.

Era tudo que o ousado time colombiano precisava. Em dois contra-ataques mortais, Falcao Garcia e Cuadrado deram ar de goleada e surra no triunfo que, na verdade, trazia alivia a todo o time. Para o centroavante e capitão da equipe, o gol serviu também para lhe dar um pouco de paz para seguir na Copa do Mundo, já que não tem sido amena a pressão para que Borja entre em seu lugar.

Não se pode esquecer que o goleiro Ospina, mero expectador na etapa inicial, chegou a fazer três boas defesas na segunda metade da partida, mas o jogo em nenhum instante, saiu do controle da Colômbia. Sabor especial para quem viu todo das arquibancadas, inclusive os ídolos Com Higuita e Valderrama, e fez a festa com o tradicional “olé” a cada passe até o apito final.

O desempenho apaga a má impressão deixada na estreia, com o revés para o Japão. Agora, com três pontos, os colombianos vão para a terceira rodada vivos. A nova ‘final’ será contra Senegal, que soma um ponto a mais. A Polônia, com a desmotivação de uma seleção eliminada depois de duas derrotas, cumpre tabela contra o Japão, líder também com quatro pontos. Ambos os confrontos estão agendados para acontecer simultaneamente na quinta-feira, às 11 horas (de Brasília).

FICHA TÉCNICA

POLÔNIA 0 x 3 COLÔMBIA

Local: Arena Kazán, em Kazán (Rússia)

Data: 24 de junho de 2018 (Domingo)

Horário: 15h00 (horário de Brasília)

Árbitro: Arturo Ramos (México)

Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernández (México)

Cartões amarelos: Bednarek, Grosicki (POL)

GOLS:

Colômbia: Mina, aos 39 minutos do 1T. Falcao Garcia, aos 24, e Juan Cuadrado, aos 30 minutos do 2T

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek, Bednarek, Pazdan (Glik) e Krychowiak; Goralski, Bereszynski (Teodorczyk), Zielinski, Rybus; Kownacki (Grosicki) e Lewandowski

Técnico: Adam Nawalka

COLÔMBIA: David Ospina; Santiago Arias, Davinson Sánchez, Mina e Johan Mojica; Barrios, Abel Aguillar (Uribe), Juan Cuadrado e Juan Quintero (Lerma); James Rodríguez; Falcao García (Bacca)

Técnico: José Pékerman


Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente