Participamos do

Escritores cearenses se destacam na produção de livros sobre Copa do Mundo

16:53 | Jun. 14, 2018
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] O universo das Copas do Mundo já foi e segue sendo um dos temas mais abordados em livros que falam de futebol. Dentro desse segmento, os cearenses se destacam, com dois autores, que possuem obras que servem de grande referência para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a história dos Mundiais: Airton de Farias e Airton Fontenele.

No auge de seus 91 anos, o pesquisador de futebol Airton Fontenele é considerado um dos grandes experts no assunto "Seleção Brasileira". Ele é autor de oito livros sobre o Brasil. Cinco deles focados sobre a participação do time verde-amarelo em Mundiais. Dono de um acervo invejável de livros, revistas, itens esportivos e dezenas de cadernas de anotação, Seu Airton tem catalogadas informações mununciosas sobre as partidas da Seleção, jogadores que atuaram, que foram convocados, além de inúmeras outras estatísticas a respeito da Seleção.  

 

LANÇAMENTO

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O seu último livro "Brasil em todas as Copas do Mundo", periodicamente atualizado a cada mundial, está prestes a ganhar uma nova edição, uma revista com capítulo sobre a Copa 2014 e 2018, que será lançada na próxima quarta-feira, dia 20 de junho, na Livraria Cultura, em Fortaleza, as 19h. O evento é aberto ao público. Na ocasião, o autor autografá os exemplares aos leitores que adquirirem a obra.

Além de Fontenele, o seu xará Airton de Farias é autor de outra obra de referência na área: "Uma história das Copas do Mundo: Futebol e Sociedade", lançada em 2014, com dois volumes, que somam um total de mais de 1000 páginas. Editado pelo Armazém da Cultura, o material é fruto de um trabalho de mais de três anos de pesquisa de Farias, professor e historiador de carreira. Com grande tiragem de vendas desde 2014, o livro ainda é encontrado nas principais livrarias da cidade, tais como a Saraiva e Livraria Cultura.  

Ao contrário da maioria das obras sobre o assunto, o livro não foca no aspecto esportivo da competição, como estatísticas e informações sobre os jogos, mas sim na contextualização política do mundo pré-Copa, de 1930, ano da primeira Copa, até os dias de hoje. Além disso, a obra insere e relaciona futebol e política, com grandes fatos e processos históricos do final do século XIX, XX e início do XXI.

Copa do Mundo não é o único objeto de estudo de Airton de Farias em suas aventuras literárias. Ele também é autor de livros sobre as histórias dos três maiores clubes do estado (Ceará, Fortaleza e Ferroviário), recém-lançados pelo Armazém da Cultura, além de obra sobre a história do Clássico-Rei e História do Ceará.

Livros de Airton Fontenele sobre Copa do Mundo:

"O Brasil nas 15 Copas" (1998): Apresentação Blanchard Girão, "Orelha"de Tom Barros.

"O Brasil em Todas as Copas -1930/1998" (2002): Apresentação de Tostão , contracapa Dr João Havelange, "Orelhas"dos jornalistas Alan Neto e Vicente Alencar.

"O Brasil na rota da Alemanha" (2006): Apresentação Sílvio Carlos Vieira Lima, contracapa de Tom Barros e "Orelhas" Armando Nogueira e  Homero Benevides.

"O Brasil em Todas as Copas- 1930/2010" (2010): Apresentação Mauro Carmélio ( presidente da FCF) , cartas de apoio Ferruccio Feitosa ( Secretário de Esporte
do estado do Ceará), "Orelhas" de Tom Barros e Sérgio Redes.

"O Brasil em Todas as Copas do Mundo 1930/2014 (2014) - História, Curiosidades e Estatísticas": Apresentação: Jorge Campos- Jorginho, (campeão mundial de 1994) e prefácio: Raimundo Fagner e cartas do prefeito de Fortaleza  Dr Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra , Dr João Havelange , Tom Barros , André Ribeiro.

Livro de Airton de Farias sobre Copa:


"Uma história das Copas do Mundo: Futebol e Sociedade" - 2014; Armazém da Cultura.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente