Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: veja os jogadores que mais disputaram Mundiais

23:46 | Jun. 05, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Faltam 8 dias para a Copa do Mundo
 
Na história das Copas do Mundo existe jogadores longevos que conseguiram se manter em alto nível durante vários anos. Os recordistas de participações chegaram a incrível marca de cinco Mundiais disputados.
 
 
Confira a lista de jogadores que conseguiram esse feito na carreira:
 
[FOTO1]
Buffon

Gianluigi Buffon é certamente um dos maiores goleiros da história do esporte. Seus feitos por clubes o fizeram ser presença obrigatória nas convocações italianas por mais de vinte anos.

O goleiro foi convocado para cinco Copas e foi titular em quatro delas. Sua história debaixo das traves da Azurra em Mundiais iniciou em 2002 e seguiu até 2014.

[FOTO2]
Matthäus

O meio-campista alemão é um dos mais longevos jogadores da história dos Mundiais. Com histórico de cinco convocações, Lothar Matthäus jogou sua primeira Copa do Mundo em 1982 e encerrou sua carreira internacional em 1998.
 
 
Matthäus tem também o recorde absoluto de mais participações em jogos de Copa, 25 ao todo.

[FOTO3]
Antonio Carbajal

Uma verdadeira lenda do futebol mexicano. Assim podem definir o goleiro Antonio Carbajal. Numa época em que a longevidade não era tão grande no futebol, Carbajal seguiu na meta do México por cinco Copas do Mundo como titular.
 
 
O primeiro torneio de Carbajal foi disputado no Brasil, em 1950, e sua carreira internacional foi encerrada na Copa da Inglaterra, em 1966. Ele se aposentou jogando no campo de Wembley, mítico estádio inglês que sediaria a final do Mundial vencido pelos donos da casa.
 
[FOTO4] 
Rafa Márquez

O ex-jogador do Barcelona, campeão europeu de 2006, Rafa Márquez, está perto de igualar seu compatriota Antonio Carbajal com cinco participações em Copas do Mundo.

Márquez foi convocado pelo técnico Juan Carlos Osório para o Mundial da Rússia e deve jogar na defesa do time mexicano. 

Recordes individuais

Além de Matthäus, com 25 jogos, a lista de jogadores com mais aparições em Copas tem o alemão Uwe Seeler, o polonês Wladyslaw Zmuda e o argentino Diego Maradona, com 21 jogos. Cafú vem na sequência, com 20 partidas.
 
 
Cafú é recordista absoluto no quesito finais de Copa. Nenhum outro jogador disputou tantas como ele, 3.

O brasileiro Pelé e os alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose são os únicos jogadores a marcarem gols em quatro Copas.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente