Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: os ataques mais positivos dos Mundiais

Se você acha que o Brasil lidera com folga, se enganou. Confira a lista e descubra quem lidera!
23:54 | Jun. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Faltam 6 dias para a Copa do Mundo
 
Na lista de ataques mais positivos das Copas do Mundo, nós brasileiros logo imaginamos Brasil na frente com ampla vantagem. Mas analisando os dados, vemos que não, e pior, a Seleção não aparece nem no "pódio" dos melhores ataques.
 
 
Só uma prévia: as seleções do século passado dominam a lista que O POVO preparou. Confira o top 10!

[FOTO1]
Hungria 1954

Não existiu uma seleção com instinto goleador tão apurado em Copas do Mundo quanto os "magiares mágicos" da Hungria, de 1954. O time comandado por Ferenc Puskás chegou ao torneio como atual campeão olímpico e com um time respeitável que conseguiu chegar à final marcando incríveis 27 gols em cinco jogos.

Na campanha, os húngaros aplicaram sobre a Coreia do Sul a maior goleada da história das Copas, por 9 a 0 - outra goleada da Hungria por 10 a 1 sobre El Salvador, em 1982, divide a liderança. Apesar das grandes marcas o time de Puskás ficou com um amargo vice-campeonato para a Alemanha Ocidental.

[FOTO2]
Alemanha Ocidental 1954

Os algozes dos "magiares mágicos" da Hungria de 1954 tiveram marca de gols parecida, mas a grande diferença que o fizeram entrar para história das Copas é o título mundial na competição com a melhor média de gols da história, com 5,38 gols por partida.
 
 
Os 25 gols em 6 jogos disputados cravam o time alemão como o segundo ataque mais letal da história. A grande mágica desse elenco foi anular Puskás no jogo que ficou conhecido como "Milagre de Berna" e garantir o primeiro título dos quatro conquistados.

[FOTO3]
França 1958

Fechando o "pódio" temos a seleção francesa de 1958. Eliminados pelo Brasil, num duelo que opunha o melhor ataque  contra a melhor defesa daquela competição, quem venceu e terminou como campeão foi o Brasil de Pelé com show. Na vitória por 5 a 2 os papéis se inverteram e o superataque francês foi pouco.

Apesar da derrota daquela que seria a melhor seleção francesa até surgir Zidane e cia., em 1998, um jogador entrou para a história. Just Fontaine marcou o recorde de 13 gols em uma única edição de Copa, mantendo a marca de maior artilheiro da história das Copas por 48 anos.

[FOTO4]
Brasil 1950

Renegada por muitos, a Seleção brasileira de 1950 tem dois feitos históricos. O primeiro, é ser o time que conseguiu chegar à uma final inédita para o futebol brasileiro, e o principal, - neste caso - marcar 22 gols em seis jogos e ser o Brasil mais goleador de todas as Copas.
 
 
Jogando em casa com o apoio do torcedor, o Brasil fez uma competição quase perfeita, com artilheiro da competição, Ademir Menezes, com 9 gols, melhor jogador da Copa, Zizinho, melhor ataque... só não veio o principal: o título, que foi para o Uruguai.

[FOTO5]
Brasil 1970

Com um supertime campeão com sobras na Copa do Mundo do México, em 1970, o Brasil brindou os amantes do futebol com um verdadeiro desfile de gala em campo.

O time tinha várias alternativas. Gérson, Rivelino, Tostão, Jairzinho e Pelé foram os destaques. Com 19 gols marcados aquela Seleção é lembrada até hoje como a melhor de todos os tempos.

[FOTO6]
Argentina 1930

Na primeira Copa do Mundo da Fifa, o campeão foi o Uruguai, mas o melhor ataque foi o da Argentina, que chegou muito forte e quase complicou a vida dos donos da casa.
 
 
A histórica seleção dos hermanos marcou nada menos que 18 gols em cinco partidas disputadas e ficou com o honroso vice-campeonato.

[FOTO7]
Brasil 2002

Primeiro ataque de times do século 21, o Brasil do penta contava com grandes craques como o atacante Ronaldo, artilheiro daquela edição com oito gols, e Rivaldo, logo atrás com cinco gols naquele Mundial.

No total, a Seleção chegou à marca de 18 gols em sete jogos de Copa e encantou o extremo oriente com a magia do melhor futebol do mundo.

[FOTO8]
Alemanha 2014

Em 2014, na Copa do Mundo do Brasil, a Alemanha provou que um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar. A Seleção canarinho tentava apagar o fracasso de 1950, mas os alemães não tomaram conhecimento do time brasileiro e aplicaram a goleada mais vexatória da história do futebol nacional.
 
 
O 7 a 1 foi o grande responsável pela bela marca de 18 gols da Alemanha naquela Copa, igualando o feito do Brasil de 2002.


Áustria 1954

A Copa do Mundo de 1954 tem a marca na história de Mundial com o maior número de gols. E se você acha que foi só graças a Hungria e Alemanha Ocidental, está enganado.

A Áustria também deu grande parcela de contribuição marcando 17 gols em cinco jogos, o que a fez garantir o terceiro lugar naquela edição.

[FOTO9]
Portugal 1966

Portugal chegou à Copa de 1966 com um dos maiores goleadores do mundo na bagagem. Eusébio era letal e mostrava todo seu poderio no Benfica, bicampeão europeu no início da década de 1960.
 
 
Na Copa do Mundo não foi diferente. Comandada pelo Pérola Negra, Portugal fez 17 gols em seis jogos. Apesar das grandes atuações do craque, a seleção portuguesa foi eliminada nas semifinais, mas, ainda assim, fez sua melhor campanha na história dos Mundiais até hoje.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente