Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: competição manipulada em 1998?

Michel Platini contou em entrevita que o sorteio das chaves foi manipulado de forma que a França só enfrentasse o Brasil numa eventual final
23:56 | Mai. 23, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Copa do Mundo de 1998, na França, foi manipulada? A resposta dessa pergunta, que alegra aqueles que acreditam nas variadas teorias conspiratórias que existem, foi dada por Michel Platini, ex-craque francês e então presidente do Comitê Organizador daquele Mundial.
 
 
Em entrevista à rádio France Bleu, o também ex-presidente da Uefa contou que o sorteio das chaves foi manipulado de forma que a França só enfrentasse o Brasil numa eventual final - que aconteceu.

Platini confirmou que tomou "providências" para que o Brasil, que havia vencido a Copa dos Estados Unidos de 1994, fosse cabeça de chave do Grupo A e a França, que sediava o torneio, ficasse no Grupo C.
 
[FOTO2] 
 
O sorteio foi realizado em 1997, pelo então secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter. Pelas regras, não poderia haver essa combinação pois a os grupos deveriam ser formados de forma aleatória, mas segundo Platini insinuou na entrevista, na França foi feito dessa forma, assim como em outros países-sede também manipulam. "Nós não ficamos entediados por seis anos para organizar a Copa do Mundo para não fazer algumas pequenas travessuras", disse.

Recentemente, Blatter também deu a entender que soube de ocasiões em que bolas frias foram colocadas em potes de sorteios de grupos em competições da Fifa.

Na Copa de 1998, a "marmelada" se concretizou e tanto Brasil como França seguiram seus caminhos até a grande final em que Les Bleus aplicaram uma sonora goleada de 3 a 0 no Brasil de Ronaldo, que havia passado mal pouco antes da final.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente