Eliminatórias para a Copa chegam à reta final com 15 seleções já classificadas

Próxima data Fifa, no fim de março, vai definir outras 15 que irão ao Catar; as duas restantes só serão conhecidas em junho, na repescagem intercontinental

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, estão próximas de se encerrarem, e 15 seleções já garantiram vaga no maior evento de futebol do Mundo. Além do próprio Catar, como país-sede, se classificaram Alemanha, Dinamarca, Brasil, Argentina, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça, Croácia, Espanha, Irã e Coreia do Sul.

Restam então, 17 vagas a serem definidas, algumas bem encaminhadas, como é o caso do Equador, e outras decisões em confrontos eliminatórios. Das vagas restantes, outras 15 delas serão conhecidas no final de março: cinco da África, três da Europa, três da América do Norte, Central e Caribe, duas da América do Sul e duas da Ásia. As duas que ficarem faltando, serão definidas em junho, na repescagem intercontinental, vejas os cenários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Europa

Com as 10 campeãs de grupos já classificadas — Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça, Croácia e Espanha — as eliminatórias agora seguem para a fase de repescagem, onde foram definidas três chaves, com semifinal e final em jogo único, e só uma de cada se classifica. O destaque vai para o possível confronto entre Itália x Portugal, que já deixa de fora do Catar pelo menos uma das duas. Veja as chaves.

  • Chave A: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria.
  • Chave B: Rússia x Polônia / Suécia x República Tcheca.
  • Chave C: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia.

África

Os cinco representantes da África serão definidos também em confrontos eliminatórios com os 10 vencedores de grupos da fase anterior. O grande destaque é o duelo entre Egito x Senegal, que coloca frente a frente os astros do Liverpool Salah e Mané. As partidas serão disputadas em confrontos de ida e volta, e quem avançar garante vaga no Catar. Veja os duelos.

  • Egito x Senegal
  • Camarões x Argélia
  • Gana x Nigéria
  • República Democrática do Congo x Marrocos
  • Mali x Tunísia

América do Sul

Com Brasil e Argentina já classificados com antecedência, as eliminatórias sul-americanas têm mais duas vagas diretas e uma na repescagem intercontinental. O Equador, 3º colocado, já está quase garantido e só precisa de um empate nos dois jogos restantes para confirmar a vaga. Uruguai, Peru, Chile e Colômbia também estão na briga. O quinto colocado fará o duelo de repescagem contra o representante da Ásia. Veja abaixo como está a tabela restando dois jogos para o fim das eliminatórias.

América do Norte, Central e Caribe

Restando três rodadas, nenhuma seleção da Concacaf garantiu vaga ainda, mas o Canadá está muito próximo de confirmar sua segunda classificação para Copa do Mundo na história. Serão três classificados de forma direta e uma vaga na repescagem intercontinental contra o representante da Oceania. No momento, o Canadá lidera, com 25 pontos, e é seguido por Estados Unidos e México, com 21. O Panamá vai ficando com a vaga na repescagem, mas a Costa Rica também está na briga. Veja como está.

Ásia

A Ásia já tem duas seleções classificadas: Irã e Coreia do Sul, ambas pelo grupo A. No B, Arábia Saudita, Japão e Austrália lutam para ficar entre os dois primeiros e garantirem a vaga direta. Os terceiros colocados dos dois grupos jogam entre si para definir quem vai para a repescagem intercontinental contra o quinto colocado da América do Sul. Veja a classificação.

Oceania

Única eliminatória que ainda não começou por conta das restrições causadas pela Covid-19, as eliminatórias da Oceania vão acontecer toda no mês de março, no Catar. A OFC não dá vaga direta à Copa, apenas dá a campeã das eliminatórias o direito de disputar a repescagem intercontinental, que será contra o quarto colocado da Concacaf. Samoa, Samoa Americana e Tonga desistiram de participar, e as seleções foram divididas em dois grupos, onde os dois primeiros avançam para se enfrentar na fase eliminatória. Veja os grupos.

  • Grupo A: Ilhas Salomão, Taiti, Vanuatu, Ilhas Cook.
  • Grupo B: Nova Zelândia, Nova Caledônia, Fiji, Papua Nova Guiné.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

copa do mundo 2022 catar 2022 eliminatórias para a copa do mundo seleções classificadas copa do mundo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar