Jurídico da FCF apoia Ferroviário em pedido de anulação de partida na Copa do Brasil

Clube cearense entrará nesta quinta-feira, 15, com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela anulação do resultado do duelo

O Departamento Jurídico da Federação Cearense de Futebol (FCF) se colocou à disposição do Ferroviário e se mostrou favorável ao pedido de anulação da partida entre América-MG e o time cearense, válida pela segunda fase da Copa do Brasil, quando um pênalti convertido de forma legítima foi invalidado e o Tubarão da Barra acabou eliminado. O clube entrará nesta quinta-feira, 15, com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, através do advogado Marcelo Jucá, pela anulação do resultado do duelo, que valia R$ 1,7 milhão pela classificação.

+ Diá detona arbitragem em eliminação do Ferroviário: "Assalto a mão armada"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Esportes O POVO entrou em contato na manhã desta quinta com o diretor jurídico da FCF, Eugênio Vasques, que explicou que a Federação estará à disposição para auxiliar no processo de defesa do clube. Ele afirmou que, apesar de caso inédito, a situação tem precedente pelo processo envolvendo o duelo entre Aparecidense e Ponte Preta, na edição Copa do Brasil de 2019, quando houve suspensão do resultado por interferência externa e a partida foi remarcada.

"Estamos solidário. Foram claramente prejudicados. É uma situação inédita. Nosso entendimento é que há precedente. Há um erro de direito. A bola entrou (pênalti cobrado por Adílson Bahia), é gol. Então se a regra diz isso e não foi seguida, houve erro de direito", comentou Eugênio.

De acordo com o diretor jurídico, o Ferroviário deve entrar com a impugnação do resultado e solicitar liminar para impedir o sorteio da próxima fase da Copa do Brasil, enquanto não for resolvida a questão. "Nós entendemos que é preciso que sejam realizadas novamente as cobranças de pênalti. Foi logo o primeiro (o pênalti de Adílson Bahia legítimo que não foi validado). Isso causou prejuízo absurdo na sequência. Houve desequilíbrio no princípio da competição. Acredito que o Brasil todo viu, se trata de um erro grave."

O árbitro da partida, Vinicius Gonçalves Dias-SP, não citou na súmula qualquer anormalidade sobre o jogo. "Chama nossa atenção. Não consta na súmula o que aconteceu, nem depois das reclamações. Pesa contra o árbitro. Errar é humano. É grandioso reconhecer o erro. Quando não se coloca na súmula, parece que nada aconteceu", afirmou Eugênio.

O diretor de marketing do Ferroviário, Chateaubriand Arrais Filho, explicou que o principal pedido do Ferroviário na justiça desportiva é sobre a impugnação da partida, mas que o processo pode envolver outras situações. "Caso não aconteça (a impugnação), pode se desmembrar para outros pedidos, como compensação financeira", disse.

O presidente do Ferroviário Newton Filho viajará ao Rio de Janeiro para acompanhar o caso junto ao advogado Marcelo Jucá. "A gente esperava que o árbitro desse mais detalhes (na súmula), mas fez como se nada tivesse acontecido. O árbitro vai se culpar? A gente nunca viu isso, mas vamos seguir lutando pelos nossos direitos", completou Chateaubriand.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ferroviário américa-mg ferroviário x américa-mg ferroviário pênalti impugnação partida ferroviário ferroviário copa do brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar