Participamos do

TJD-RJ libera transmissão da final da Taça Rio na FLA TV

A partida define o campeão do segundo turno do Campeonato Carioca
17:47 | Jul. 08, 2020
Autor Gabriel Lopes
Foto do autor
Gabriel Lopes Estagiário de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais um episódio para o imbróglio da transmissão da final da Taça Rio, entre Fluminense e Flamengo. Na tarde desta quarta-feira, 8, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) liberou a transmissão da partida final do segundo turno carioca na FLA TV, televisão do Flamengo. O Fluminense, de acordo com a Medida Provisória 984/2020, por ser o mandante da partida, teria o direito de transmissão exclusivo. Contudo, o entendimento do TJD-RJ foi de que, como o confronto é um jogo único, ambos os times possuem direito de arena sobre ele. Entretanto, de acordo com esclarecimento do Flamengo, a transmissão com imagens da FLA TV só será feita caso não haja transmissão da FluTV ou da Globo.

O relator do caso foi José Jayme Santoro, vice-presidente do TJD-RJ. Ele também se envolveu em decisão polêmica recentemente, quando suspendeu o treinador do Botafogo, Paulo Autuori, por críticas à Ferj. Segundo reportagem do jornal O Globo, que entrou em contato com o relator, ele não sabia a data do jogo. A partida, que começa às 21h30min, no Maracanã, seria transmitida somente pela FluTV, televisão do Fluminense, pois a Globo, que antes detinha direitos de transmissão sobre 11 dos 12 times do Campeonato Carioca (exceto Flamengo), rompeu o contrato. Com isso, o Tricolor das Laranjeiras, baseado na MP 984, utilizou seu direito de transmissão como mandante.

Segundo o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, o Rubro-negro Carioca tentou fazer acordo para compartilhar a transmissão, o que foi negado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O confronto é válido pela final da Taça Rio, final do segundo turno do Campeonato Carioca 2020. Caso o Flamengo vença, será campeão estadual, pois ele também ganhou a Taça Guanabara (primeiro turno) e possui melhor campanha em pontuação somada. Caso haja vitória do Fluminense, mais dois jogos decidirão o time triunfante no Rio de Janeiro.

O Fluminense escreveu uma nota sobre o caso, por meio de sua conta no Twitter. Leia na íntegra:

O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir a partida através da FluTV.

A ideia de que há qualquer imbróglio entre o Fluminense e o Grupo Globo é mentirosa e deveria compor o rol de investigações da CPI das Fake News. Logo em seguida o Tribunal da FERJ, de forma ilegal, deu a liminar para que o Flamengo descumpra a lei.

Agradecemos ao Flamengo, mas nos manteremos dentro da lei. A transmissão cabe ao Fluminense, que a fará e ficamos no aguardo pra ver se o Flamengo cumprirá o que defendeu.

O Flamengo também se posicionou sobre o tema, por meio de nota, publicada no site do clube. Leia:

É com satisfação que informamos que o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro acaba de dar razão ao pedido da Procuradoria do TJD para atribuir a ambos os clubes o mando de campo. Com isso, permite ao Flamengo transmitir som e imagem do jogo da final da Taça Rio, através de seu canal oficial de televisão, a FlaTV.

Em face disso, fica garantida a todos os torcedores, sejam eles rubro-negros ou tricolores, a possibilidade de ver o jogo desta final, ao vivo.

Apesar desta decisão favorável, o Flamengo, seguindo o que preconiza a MP 984, que garante que o direito de transmissão é do clube mandante, informa que só exercerá o direito conseguido no TJD caso o imbróglio judicial entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão continue e impeça a transmissão do jogo pelas duas instituições.

O Flamengo mostra assim que só concordou com o pedido feito pela Procuradoria na Justiça por acreditar que, neste momento difícil como o que passamos em nossa sociedade, a possibilidade de ver um espetáculo como a final da Taça Rio de futebol seria importante para todos os torcedores.

Desejamos a todos um ótimo jogo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar