Participamos do

Ceará e Fortaleza são os clubes mais equilibrados financeiramente do Brasil, segundo estudo

Vovô e Leão tiveram indicadores mais baixos na relação dívidas e receitas, liderando o ranking dos clubes mais equilibrados do País

Fruto de gestões responsáveis, Ceará e Fortaleza registraram uma marca expressiva no universo financeiro dos clubes. O Alvinegro e o Tricolor são as equipes mais equilibradas do futebol brasileiro, segundo pesquisa da Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, divulgada nesta terça-feira, 5.

+ Na elite do futebol, Ceará atinge crescimento de 1.500% em cotas de transmissão e participação

O estudo apresenta os números financeiros dos principais clubes do Brasil na temporada de 2019. Entre os vetores de análise, está a relação entre dívidas e receitas, importante indicador da realidade econômica das agremiações do futebol brasileiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a pesquisa, quanto menor o indicador na relação dívidas e receitas, mais equilibrado financeiramente está o clube. No ranking, o Ceará lidera este quesito com 0,15 registrado na temporada de 2019. O levantamento da Sports Value mostra que o Alvinegro está no topo desde 2015, mantendo equilíbrio de destaque nas contas.

+ Participação da torcida na receita do Fortaleza cresce 700% e atinge R$ 58 milhões em 2019

O Fortaleza vem logo atrás do Ceará em relação à temporada de 2019, como o segundo clube mais equilibrado do País, com indicador de 0,26. A dupla cearense é seguida por Goiás (0,50), Flamengo (0,54) e Athletico-PR (0,71).

Ceará e Fortaleza também são os clubes brasileiros com os menores endividamentos, com 14,3 milhões e 25,1 milhões respectivamente. A agremiação mais endividada do País é o Botafogo, com 822,6 milhões, seguido de Internacional (794,3 mi), Corinthians (665 mi), Fluminense (642,5 mi) e Vasco da Gama (638,7 mi).

Os representantes do Clássico-Rei integram a lista positiva e restrita de apenas nove clubes brasileiros com superávits em 2019. O Ceará registrou saldo de 5,8 milhões, ficando em 5º no ranking, e o Fortaleza anotou R$ 3,4 milhões, em 7º. Os valores obtidos pela dupla são os maiores da história de cada um.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar