PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Em videoconferência, CBF e Federações cogitam retorno dos Estaduais em maio

Filiados pressionaram e a mentora do futebol brasileiro disse que aguarda parecer das autoridades

Brenno Rebouças
21:16 | 28/04/2020
Rogério Caboclo, presidente da CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O retorno do futebol já no mês de maio foi debatido entre CBF e Federações na tarde desta terça-feira, 28, por videoconferência. Segundo informações do UOL, a entidade máxima do futebol brasileiro ouviu pedidos das filiadas para que no próximo mês ocorra a liberação para os treinamentos e logo em seguida dos campeonatos estaduais. A confederação respondeu que aguarda parecer das autoridades.

Foi prometido, no entanto, o lançamento, o quanto antes, de um protocolo nacional de segurança, em relação ao coronavírus, que possa ser adaptado para cada realidade e acelere o retorno dos treinos. O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, já até havia afirmado que o documento deve ser divulgado até esta quarta-feira, 29. O dirigente confirmou que participou da videoconferência desta terça, mas não comentou sobre o assunto.

A CBF sugeriu às federações que dialoguem com os órgãos de saúde de seus estados, assim como está fazendo com o Governo Federal. O Ministro da Saúde, Nelson Teich, chegou a afirmar em coletiva que avalia o retorno do futebol por pedido da Confederação.

Ainda segundo UOL, o retorno dos Estaduais em maio não é uma unanimidade entre as federações. Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul preferem aguardar as decisões das autoridades públicas. Carmélio sempre disse ao Esportes O POVO que vai aguardar as orientações do Governo do Estado, que mantém um decreto de isolamento social vigente até 5 de maio (com possibilidade de extensão).