Participamos do

Federação Escocesa decide encerrar segunda, terceira e quarta divisões

Primeiro colocado é declarado campeão e o lanterna cai. Apenas a primeira divisão que ainda não teve definição
16:56 | Abr. 16, 2020
Autor Gerson Barbosa
Foto do autor
Gerson Barbosa Repórter Rádio O POVO CBN
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois da Bélgica chegar a um consenso para sua temporada, a Escócia parece estar se aproximando também. Nesta quarta-feira, 15, a Federação Escocesa de Futebol (Scottish FA) tomou a decisão de encerrar as segunda, terceira e quarta divisões após votação dos clubes. Apenas a elite não teve seu final decretado ainda.

Sendo assim, uma coisa ficou definida nessas divisões: apenas o primeiro colocado sobe e o último desce. Ou seja, Dundee United, Raith Rovers e Cove Rangers são os campeões da Championship, League One e League Two, respectivamente e coroados com o acesso. Partick Thistle (segunda divisão) e Stranraer (terceira divisão) sofrem o descenso por serem os lanternas.

As agremiações também terão £ 9 milhões divididos em premiações até esta sexta-feira, 17. O dinheiro não será repartido igualmente e será proporcional ao que receberiam nas situações de cada time. A repartição mais cedo desse dinheiro foi um dos principais motivos para o cancelamento das divisões, para que os clubes não declarem falência e possam pagar sua dívidas durante a crise do novo coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Scottish Premiership, primeira divisão escocesa, é a única que não teve seu final decretado. Isso acontece porque a Uefa não quer que as elites sejam canceladas no meio da temporada, uma vez que vagas em competições europeias ainda estavam em jogo. As reuniões para decisão continuam e há forte tendência do futebol da Primeirona termine em campo e com portões fechados.

POLÊMICA

Parte dos clubes na primeira divisão da Escócia querem o cancelamento do campeonato para que o dinheiro de premiações seja repartido e essas equipes não sofram financeiramente. O Rangers é fortemente contrário por ainda estar na briga pelo título (13 pontos atrás do Celtic e com um jogo a menos), mas os Gers também estão com dificuldades financeiras e chegaram a pedir uma adiantamento das premiações, mesmo não querendo o fim precoce do certame.

Caso a Federação Escocesa de Futebol decida cancelar o campeonato da temporada de 2019/20, o Celtic seria campeão pela nona vez seguida, se aproximando de um histórico decacampeonato e levaria a única vaga da Champions League. O Rangers terminaria em segundo e junto do terceiro Motherwell estaria classificado para a Europa League. O lanterna Heart of Midlothian seria rebaixado.

CORONAVÍRUS NA ESCÓCIA

Na última atualização dada pelo governo escocês, o país tem sete mil pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 779 morreram por conta do vírus. Ao todo, 35.392 pessoas fizeram o teste para a Covid-19, das quais 28.290 foram negativos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar