PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

A exemplo dos clubes, arbitragem cearense cumpre protocolos durante quarentena

Árbitros e assistentes recebem orientações de instrutores físicos, nutricionista e psicólogos

Brenno Rebouças
22:39 | 14/04/2020
Árbitros cearenses seguem aprimorando o estudo das regras por videoconferência
Árbitros cearenses seguem aprimorando o estudo das regras por videoconferência (Foto: AURELIO ALVES/O POVO)

Assim como os jogadores dos clubes de futebol, os árbitros cearenses também cumprem uma série de medidas tomadas pela Comissão de Arbitragem da FCF para não perderem condição física e não sofrerem defasagem de conhecimento das regras.

Semanalmente, árbitros e assistentes recebem sequências de exercícios, em vídeos, dos instrutores da CA/FCF e precisam dar um retorno do que conseguiram cumprir. Eles também recebem um cardápio feito pela nutricionista da FCF. As duas coisas aliadas ajudam na manutenção de peso e, consequentemente, condição física.

Quanto ao estudo das regras, todos os dias, às 14 horas, é feita uma videoconferência onde os profissionais da arbitragem analisam vídeos com jogadas reais, discutindo, em cada um, a decisão correta a ser tomada.

A atualização de regras, feita recentemente pela International Board, ainda não está sendo abordada, uma vez que não serão aplicadas no Estadual. O assunto será discutido logo após o Campeonato Cearense, primeiramente com os árbitros cearenses do quadro CBF.

Um ponto que não foi esquecido foi o psicológico. A psicóloga da FCF faz um acompanhamento diário com os árbitros, passando atividades, sugestões de filmes, livros e até exercícios de respiração e concentração.