PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Jogadores de Ceará e Fortaleza iniciam período de férias em abril

A medida também tem sido adotada por outras equipes do País como estratégia econômica em meio à pandemia do coronavírus

Lucas Mota
18:25 | 01/04/2020
Osvaldo e Mateus Gonçalves têm postado treinos diários desde o início da quarentena
Osvaldo e Mateus Gonçalves têm postado treinos diários desde o início da quarentena (Foto: Reprodução/Instagram )

Os jogadores de Ceará e Fortaleza iniciaram o período de férias nesta quarta-feira, 1º. Os elencos dos dois principais clubes estão liberados até o dia 20 de abril. A medida também tem sido adotada por outras equipes do País como estratégia econômica em meio à pandemia do coronavírus.

Com o futebol paralisado, a proposta de férias surgiu na Comissão Nacional dos Clubes (CNC) para flexibilizar a remuneração de atletas e amenizar os prejuízos durante a quarentena. Ceará e Fortaleza já acertaram os acordos salarias com os jogadores em relação ao mês passado e o atual. Os elencos vão receber 75% do salário referente ao mês de março, enquanto os outros 25% quando a crise aliviar. Em abril, os profissionais da bola abriram mão de 10% em definitivo.

+ Cestas básicas são distribuídas em Fortaleza e no Interior para jogadores, jogadoras e ex-atletas

Apesar das férias forçadas, os jogadores devem seguir a rotina de treinos para manter a forma física durante a pausa no esporte. As diretorias do Vovô e do Leão não fizeram qualquer tipo de exigência sobre condicionamento.

+ Futebol do POVO ganha versão 'de casa' para continuar trazendo debates do futebol cearense

As atividades dos atletas podem ser acompanhadas quase que em tempo real nas redes sociais. Vários boleiros do Alvinegro e do Tricolor postam os treinamentos em seus perfis no Instagram desde o começo da quarentena.

Mateus Gonçalves, do Ceará, e Osvaldo, do Fortaleza, mantêm publicações diárias no microblog. A dupla está sempre acompanhada de outros companheiros de clube, que moram no mesmo condomínio. Os parceiros do camisa 7 do Alvinegro costumam ser os goleiros Fernando Prass e Richard. Já o atacante do Tricolor é seguido por jogadores do setor ofensivo, como Ederson e Wellington Paulista.

Parte dos jogadores dos elencos de Ceará e Fortaleza aproveitou as férias para ficar próximos de familiares em suas cidades. Do lado alvinegro, por exemplo, Rafael Sobis, Klaus e Bergson viajaram no mesmo voo para Porto Alegre.

No cenário nacional, todos os clubes da Série A deram férias coletivas para os jogadores. No âmbito internacional, os atletas também foram liberados.