Participamos do

Guia do Campeonato Cearense 2020: Confira todos os detalhes da competição que inaugura a temporada no Estado

No ano em que a Federação Cearense de Futebol completa 100 anos, o Campeonato Cearense vem com dez equipes, quatro fases e é escalada para outras competições nacionais e regionais
11:02 | Jan. 03, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Já faz alguns anos que o boato do fim dos campeonatos estaduais circula por aí, mas sempre que janeiro chega eles recomeçam. É fato que a cada nova temporada eles perdem espaço no calendário, porém não existe até o momento um ultimato para eles.

Assim, o Campeonato Cearense, que costuma ser o primeiro a começar todos os anos, chega a uma edição histórica que começa neste domingo, 5. Oficialmente, o nosso manjadinho completa 100 anos, junto com a mentora do futebol alencarino.

Com as duas principais forças do nosso Estado disputando a divisão principal do Campeonato Brasileiro, o Estadual pode até ter perdido muito em status, mas experimenta perder um para o maior rival para ver o estrago causado. Sem falar que o troféu do Campeonato Cearense pode ser o único conquistado pelo dois gigantes do Estado na temporada, dada a dificuldade das demais competições.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os intermediários, além do sonho de um título estadual - e da quebra de uma hegemonia que já dura 25 anos - o Campeonato Cearense se apresenta como porta para inúmeras outras competições, como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro.

Para o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, o ano do centenário da entidade será também o de “um campeonato com o nível técnico cada vez maior e com mais visibilidade”. “O Campeonato Cearense é o estadual do Nordeste com mais equipes na Série A. Isso causa também um fortalecimento da marca do Campeonato Cearense e atrai mais investidores para os demais clubes”, destacou.

O equilíbrio da primeira fase ganha o charme de Ceará e Fortaleza na segunda. As semifinais agora em partida única dão tom de dramaticidade e a possibilidade de uma surpresa. E a final continua majestosa, com duas partidas e a glória ao fim somente para um.

Onde faltam arenas luxuosas - com exceção do Castelão - , sobra originalidade nos atletas, camisas e torcidas. Tem coisas que só acontecem no Campeonato Cearense.

O nosso feijão com arroz está quentinho novamente. Sirva-se! (Brenno Rebouças)

+ Guia do Campeonato Cearense 2020: Oito times em uma primeira fase relâmpago

+ Guia do Campeonato Cearense 2020: Protagonistas, Fortaleza e Ceará chegam para segunda fase

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar