Holanda bate Suécia na prorrogação e está na final da Copa do Mundo feminina
Com a classificação inédita, a Holanda enfrenta os Estados Unidos na grande final da CopaA Holanda derrotou a Suécia por 1 a 0 nesta quarta-feira em Lyon, em confronto pelas semifinais da Copa do Mundo feminina e garantiu sua classificação para a decisão do Mundial. Após empate no tempo normal, as holandesas contaram com gol de Groenen na prorrogação para assegurar sua primeira participação na final da competição.
Com a classificação inédita, a Holanda enfrenta os Estados Unidos na grande final da Copa, no próximo domingo às 12h (horário de Brasília), no mesmo estádio de Lyon.
As norte-americanas são as maiores vencedoras do Mundial com três títulos (1991, 1999 e 2015) e tentam chegar ao tetracampeonato. O time holandês nunca havia ficado entre as quatro melhores do torneio e agora tenta o primeiro troféu mundial do país.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineAntes da final, a Suécia disputa o 3º lugar do torneio com as inglesas, no sábado, também às 12h (horário de Brasília), em Nice.
Domínio sueco no primeiro tempo
Buscando sua segunda final na história da Copa, a Suécia partiu para cima no primeiro tempo e conseguiu criar as melhores chances de gol. Mesmo com a pressão, a equipe escandinava não conseguiu abrir o placar da semifinal.
Aos 12 minutos, Jakobsson fez boa jogada e passou para Blackstenius dentro da área. A atacante bateu para boa defesa de Van Veenendaal. Seis minutos depois, a goleira holandesa fez mais uma boa intervenção após cobrança de falta de Eriksson.
Aos 36, Van Veenendaal brilhou novamente. Após cobrança de escanteio, a bola chegou para Rubensson, que bateu, a bola foi abafada e sobrou para Hurtig, que chutou rasteiro para grande defesa com os pés da arqueira adversária.
Segunda etapa equilibrada
Mais animado, a segunda etapa foi marcado por diversas chances de gol desperdiçadas pelas duas equipes. Aos dez minutos, a Suécia teve sua melhor chance. Depois de cobrança de escanteio, a defesa holandesa não conseguiu afastar o perigo e a bola caiu nos pés de Fischer, que bateu cruzado. A bola foi na direção do gol e contou com defesa de Van Veenendaal. A redonda ainda bateu na trave antes de sair.
A Holanda conseguiu igualar mais as ações de ataque e teve sua principal chance no tempo normal aos 18 minutos. Em mais um escanteio, a bola chegou livre para Miedema, que acertou bela cabeçada por cobertura que explodiu no travessão. Já nos acréscimos, Van de Sanden recebeu dentro da área e arriscou chute firme, espalmado por Lindahl.
Apesar da insistência das equipes, o 0 a 0 persistiu no placar e a decisão foi para a prorrogação.
Prorrogação laranja
Mesmo tendo sofrido mais nos 90 minutos, foram as holandesas que se deram melhor na prorrogação. Na marca dos nove, Miedema conduziu e passou a bola, sem querer, a zagueira Sembrant desviou na direção de Groenen, que retomou a posse com boas condições para avançar. A meia seguiu rumo a entrada da área e acertou um belo chute cruzado para abrir o placar e definir a classificação holandesa.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente