Participamos do

Exposição ?Clássico é Clássico e Vice-Versa? fica até 3 de fevereiro no Pacaembu

A exposição ?Clássico é clássico e vice-versa?, no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, está em sua reta final. Os visitantes poderão conferir as instalações no Paulo Machado de Carvalho até o dia 3 de fevereiro. A exposição foi inaugurada no dia 29 de setembro do ano passado, data na qual o Museu [?]
22:45 | Jan. 14, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A exposição ?Clássico é clássico e vice-versa?, no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, está em sua reta final. Os visitantes poderão conferir as instalações no Paulo Machado de Carvalho até o dia 3 de fevereiro. A exposição foi inaugurada no dia 29 de setembro do ano passado, data na qual o Museu do Futebol completou dez anos de funcionamento.

A mostra, que já recebeu mais de 95 mil visitantes, tem como principal objetivo retratar a emoção dos torcedores em um dia de clássico. Os grandes jogos que envolvem rivalidades locais sempre trazem elementos de alegria ou tristeza para os amantes do futebol, além de consagrarem ou desgraçarem jogadores, técnicos e árbitros.

A primeira instalação da exposição, ?majestosa, a rua do clássico?, é uma criação do artista multimídia Tadeu Jungle, e apresenta o clima pré-jogo nos confrontos entre São Paulo e Corinthians filmados em 1984 e 2017.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na sequência, o visitante pode seguir até o campo do Estádio do Pacaembu por meio do túnel original presente na sala de exposições do Museu, que era um antigo vestiário. A travessia é permeada por cantos de torcidas que fazem referência aos seus rivais e o visitante é quem escolhe qual música irá ouvir.

Retornando à sala, há mais quatro instalações: um vídeo que discute os sentidos de um clássico no futebol com lances históricos e recentes de jogos clássicos de todo o Brasil. O roteiro é assinado pelo escritor José Roberto Torero e a direção de Tadeu Jungle.

Uma grande vitrine exibirá um conjunto de objetos, dentre peças históricas de colecionadores, clubes, torcidas e torcedores, junto de itens de uso cotidiano e doméstico. A paixão pelo clube invade diferentes ambientes e é muitas vezes o uso desses signos que proporciona que o torcedor reconheça seu aliado ou seu rival.

Um almanaque digital traz fichas de cada um dos 45 clássicos representados na mostra, mas o visitante só consegue acessar os dados do seu clube preferido em relação a um rival. Dados como o nome, recordes, cidade, número de título ganhos podem ser consultados, junto com fotos e vídeos.

Exposição temporária ?Clássico é Clássico e Vice-versa?

Até 03/02/2019

Terça a domingo, 09h às 18h (bilheteria até 17h)

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Ingressos: R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente