Participamos do

Catarinense começa com Avaí e Chape como favoritos; Figueira busca o bi

Um dos campeonatos estaduais mais equilibrados é o Catarinense. Claro, existem os times que largam como favoritos. Entretanto, com equipes acostumadas a disputar a Série A e B do Brasileirão, o nível é bem parelho. Em 2019, o Avaí, tentará voltar a conquistar o título, que não vem desde 2012. Como contraponto, vem o Figueirense [?]
07:30 | Jan. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos campeonatos estaduais mais equilibrados é o Catarinense. Claro, existem os times que largam como favoritos. Entretanto, com equipes acostumadas a disputar a Série A e B do Brasileirão, o nível é bem parelho. Em 2019, o Avaí, tentará voltar a conquistar o título, que não vem desde 2012. Como contraponto, vem o Figueirense em busca do bicampeonato. A largada será dada nesta quarta-feira.

A Chapecoense também aparece como candidata, ao lado de Avaí e Figueirense. A equipe dirigida por Claudinei Oliveira escapou do rebaixamento do Brasileirão de forma heroica, e agora volta as atenções visando faturar o Catarinense, após perder no ano passado, com derrota traumática em casa para o Figueira.

O Joinville, que jogou a Série A em 2015, só vem despencando, e no momento, não é visto como uma das forças do estado. O Criciúma, que também está longe de ser considerado um favorito, tentará surpreender na competição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Brusque, Hercílio Luz, Marcílio Dias, Metropolitano e Tubarão são os outros integrantes do Campeonato Catarinense e não devem complicar os gigantes. Dessa forma, dificilmente o título fugirá das mãos dos mais tradicionais do estado.

Por estarem na primeira divisão, Avaí e Chapecoense largam na frente em relação aos outros rivais. O Leão manteve boa parte do elenco, conta com o experiente técnico Geninho, além de outras lideranças como o zagueiro Betão e o imparável meia Marquinhos, ídolo do clube.

Seguindo o exemplo do rival, a Chape também optou por manter a espinha dorsal e o técnico Claudinei Oliveira. Assim, o time voltará a conquistar o campeonato. Depois de um bi em 2016 e 2017, o time sucumbiu para o Figueirense.

Com dois favoritos, um buscando o bi, e outros que podem incomodar, o Campeonato Catarinense promete equilíbrio, podendo servir para as equipes como um laboratório, visando outras competições em 2019.

Regulamento

Na primeira fase, os dez times se enfrentam no sistema de pontos corridos em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam, enquanto os dois últimos são rebaixados. A semifinal e a final são disputadas no mata-mata em jogo único. Caso o resultado seja de empate no tempo normal, vaga ou título serão decididos nos pênaltis.

Confira os jogos da primeira rodada do Catarinense:

Quarta-feira

19h00 Brusque x Joinville

21h00 Tubarão x Hercílio Luz

Quinta-feira

19h00 Criciúma x Figueirense

21h00 Chapecoense x Marcílio Dias

21h00 Avaí x Metropolitano

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente