Participamos do

Tradição, reencontros e tabus: curiosidades das oitavas da Liga dos Campeões

  Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões foram sorteados nesta segunda-feira. Os 16 times restantes na competição entram em campo para continuar a caminhada rumo à final no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, no dia primeiro de junho. O sorteio promoveu confrontos entre times com muita tradição, reencontros entre rivais antigos [?]
07:15 | Dez. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões foram sorteados nesta segunda-feira. Os 16 times restantes na competição entram em campo para continuar a caminhada rumo à final no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, no dia primeiro de junho.

O sorteio promoveu confrontos entre times com muita tradição, reencontros entre rivais antigos e tabus. Confira abaixo curiosidades sobre cada duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cristiano Ronaldo tem bons números contra o Atlético de Madrid

O grande reforço do futebol mundial para a atual temporada foi Cristiano Ronaldo, que se juntou à Juventus depois de nove temporadas no Real Madrid. Depois de tantos anos no futebol espanhol, o camisa 7 conhece bem o rival da Velha Senhora nas oitavas de final: o Atlético de Madrid.

Para avançar na competição, a Juventus quer que Cristiano Ronaldo mantenha o bom desempenho contra o Atlético de Madrid. Em 29 jogos na carreira contra o clube da capital espanhola, todos pelo Real Madrid, o português marcou 22 gols e deu oito assistências. Destas 29 partidas, o Real venceu 15, empatou oito e perdeu outras oito.

Klopp reencontra o Bayern em duelo de pentacampeões

Vice-campeão da última Liga dos Campeões, o Liverpool terá pela frente o Bayern de Munique, um dos principais clubes do futebol europeu nos últimos anos. Para vencer o duelo entre pentacampeões, a equipe inglesa espera que o técnico Jürgen Klopp consiga melhorar seu desempenho contra o gigante alemão.

Em 29 jogos contra o Bayern, Klopp tem retrospecto negativo. O treinador venceu apenas nove, empatando quatro e perdendo 16. Seis destas derrotas, no entanto, foram no comando do modesto Mainz, entre 2004 e 2007. Foi entre 2008 e 2015, pelo Borussia Dortmund, que Klopp conquistou todas as suas vitórias contra o Bayern. Pelo Liverpool, Klopp enfrentará o clube alemão pela primeira vez.

Barcelona nunca perdeu para o Lyon

Depois de terminar a fase de grupos invicto, o Barcelona enfrenta o Lyon com todo o favoritismo. E, além do desempenho dos times em campo, o histórico do confronto também indica o clube catalão como grande favorito no duelo.

Barcelona e Lyon já se enfrentaram seis vezes na história, todas pela Liga dos Campeões. Destes seis jogos, a equipe espanhola venceu quatro e empatou dois. No único confronto em mata-mata, nas oitavas de final da temporada 2008/09, os times empataram por 1 a 1 no jogo de ida, na França, mas o Barcelona se impôs em casa e goleou por 5 a 2. O clube da Catalunha seria campeão da competição naquela temporada.

Juntos, Real Madrid e Ajax somam 17 conquistas da Liga dos Campeões

A julgar pelo retrospecto recente dos times, o duelo entre Real Madrid e Ajax tem no clube espanhol o favorito claro. No entanto, o Ajax, apesar de não conseguir grandes resultados no âmbito internacional nesse século, também tem tradição no futebol europeu, conquistada principalmente na década de 1970.

Com as 13 conquistas do Real Madrid e as quatro do Ajax, o confronto é, de longe, o que soma mais conquistas da Liga dos Campeões, com 17 taças. Com dez conquistas, o duelo entre os pentacampeões Liverpool e Bayern de Munique é o que chega mais perto. O confronto entre Schalke 04 e Manchester City é o único entre dois times que nunca conquistaram a principal competição de clubes da Europa.

Manchester United e PSG nunca se enfrentaram em jogo oficial

Um dos duelos que promete mais equilíbrio nas oitavas de final da Liga dos Campeões, Manchester United x Paris Saint-Germain é um confronto inédito em competições oficiais. No entanto, os times se enfrentaram em 2015 em torneio de pré-temporada, com vitória do PSG por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Matuidi, hoje na Juventus, e Ibrahimovic, hoje no Los Angeles Galaxy.

Schalke tenta vencer Guardiola pela primeira vez

O duelo entre Manchester City e Schalke 04 tem um claro favorito pelo momento dos times. O City é o atual campeão inglês e disputa ponto a ponto com o Liverpool pela liderança nesta temporada. Por outro lado, o Schalke é apenas o 13º colocado no Campeonato Alemão, com oito derrotas em 15 rodadas.

Como se não bastasse a diferença entre os times, o Schalke ainda terá de quebrar um tabu para chegar às quartas de final da Liga dos Campeões. A equipe alemã nunca venceu o técnico Pep Guardiola, atualmente no Manchester City. Em seis jogos contra o Schalke, todos pelo Bayern de Munique, o técnico espanhol venceu quatro e empatou dois.

Borussia e Tottenham farão terceiro confronto em quatro temporadas

Borussia Dortmund e Tottenham prometem equilíbrio no duelo das oitavas de final tanto pelo bom momento de ambas as equipes quanto pelo histórico recente dos confrontos entre si. Os times jogaram quatro vezes na história, com duas vitórias para cada lado.

O primeiro confronto entre as equipes foi na temporada 2015-16, pelas oitavas de final da Liga Europa. Sem dificuldades, o Borussia levou a melhor com vitórias por 3 a 0 em casa e 2 a 1 fora. Já na temporada 2017-18, na fase de grupos, o Tottenham venceu ambos os jogos: 3 a 1 na Inglaterra e 2 a 1 na Alemanha.

Histórico contra a Roma joga a favor do Porto

Assim como a maioria dos confrontos das oitavas de final desta Liga dos Campeões, Roma e Porto devem fazer duelo equilibrado em busca de uma vaga na fase seguinte. Entretanto, para fazer frente ao adversário português, a Roma terá de superar o histórico do confronto.

A equipe da capital italiana nunca venceu o Porto em jogos oficiais. No primeiro encontro entre os times, nas oitavas de final da extinta Taças das Taças da temporada 1981/82, o clube português venceu por 2 a 0 em Portugal antes de empatar sem gols na Itália. Já nos playoffs da Liga dos Campeões da temporada 2016/17, após empate por 1 a 1 em casa, o Porto venceu por 3 a 0 fora de casa e voltou a eliminar a Roma.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente