Participamos do

Calmo, sereno e apaixonado, Gallardo faz história com bi da Libertadores

Desde 2014, o torcedor do River Plate ganhou maiores motivos para sorrir. Com a chegada de Marcelo Gallardo, o clube ganhou um novo patamar, e se tornou protagonista no cenário sul-americano. São dez títulos, sendo dois deles, o troféu mais cobiçado dos clubes na América Latina: a Copa Libertadores. Anteriormente, Gallardo ganhou a Copa Sul-Americana [?]
19:30 | Dez. 09, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde 2014, o torcedor do River Plate ganhou maiores motivos para sorrir. Com a chegada de Marcelo Gallardo, o clube ganhou um novo patamar, e se tornou protagonista no cenário sul-americano. São dez títulos, sendo dois deles, o troféu mais cobiçado dos clubes na América Latina: a Copa Libertadores.

Anteriormente, Gallardo ganhou a Copa Sul-Americana (2014), Recopa Sul-Americana (2015 e 2016), Supercopa Euroamericana (2016), Libertadores (2015 e 2018), Copa Suruga (2015), Copa Argentina (2015-16 e 2016-17) e a Supercopa Argentina (2017).

O treinador é, talvez, um dos maiores nomes da história do River, senão o maior. Além de ter sido campeão como técnico, Gallardo havia alcançado a façanha em 1996, sendo jogador da equipe. Assim, participou de três das quatro conquistas continentais dos Millonarios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apelidado de El Muñeco (O Boneco) pela torcida, Gallardo agora faz história não apenas por ser o técnico que conseguiu conquistar duas vezes a Libertadores pelo clube. Em ambas as ocasiões, despachou o rival Boca Juniors. Em 2015, eliminou a equipe nas oitavas de final, e agora, venceu na decisão.

Com 42 anos, e tantas taças, o comandante não se destaca apenas por sua competência. Em 2017, na histórica vitória por 8 a 0 frente ao Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Libertadores, enquanto a torcida o aplaudia no intervalo, Gallardo apontou para os jogadores, dando sinal claro de que seus comandados eram os maiores responsáveis pelas façanhas alcançadas pelo River. Tal atitude, é corriqueira na carreira. Marcelo jamais se comporta como estrela, sempre procura dar atenção aos torcedores e jornalistas.

O futebol sul-americano é marcado por paixão e vibração. Gallardo atualmente é pleno e sereno. A carreira como jogador o ensinou que ser esquentado pode não ser muito útil. Nos dias de hoje, é o ponto da tranquilidade no River Plate. Mesmo assim, está longe de ser passivo, no meio da loucura que cerca a Argentina.

Mesmo com a calmaria, recentemente, o técnico ficou marcado pelo episódio contra o Grêmio, em que ficou nos camarotes e entrou no vestiário, quando não poderia estar dirigindo o time. Gallardo admitiu que deveria ter cumprindo a punição. Porém, disse em entrevista, que a situação acabou sendo um ato emocional

Além da calmaria e da serenidade, o comandante mostrou o lado mais sul-americano de sentir um jogo de futebol, e esteve com seu grupo o tempo todo. Mesmo com a punição, passou instruções ao seu auxiliar pelo rádio, e esteve na festa após a vitória contra o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre, que colocou o time na final.

Responsável direto por recolocar o River Plate como protagonista da América. O técnico mais vitorioso da história do clube. Este é Marcelo Gallardo, bicampeão da Libertadores com os Millonarios. Um homem que outrora já foi agitado, e hoje transmite a serenidade e a paixão de um vencedor.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente