Participamos do

Atlético-PR salva ano de derrotas para o futebol brasileiro

O ano do futebol brasileiro, pelos menos nas principais disputas internacionais, esteve muito próximo de um fracasso total, não fosse a conquista do Atlético Paranaense, que levantou a Copa Sul-americana pela primeira vez em sua história ao bater o Junior Barranquilla, e o Grêmio, que levou a Recopa. Entretanto, nem mesmo o título rubro-negro apagou [?]
23:45 | Dez. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ano do futebol brasileiro, pelos menos nas principais disputas internacionais, esteve muito próximo de um fracasso total, não fosse a conquista do Atlético Paranaense, que levantou a Copa Sul-americana pela primeira vez em sua história ao bater o Junior Barranquilla, e o Grêmio, que levou a Recopa. Entretanto, nem mesmo o título rubro-negro apagou um ano ruim no cenário internacional para nossos times e também para a seleção brasileira.

Comandada pelo técnico Tite, que resgatou parte da confiança do torcedor na Seleção, e com Neymar como sua principal estrela, a equipe canarinha decepcionou na Rússia e caiu diante da Bélgica, deixando o torneio de forma melancólica e com sua principal peça em baixa. Desta vez, não teve 7 a 1, mas ficou o amargo gosto de um time que ao encantou em nenhum momento.

O mesmo Grêmio que conseguiu bater o Independiente nos pênaltis e conquistar a Recopa Sul-americana, na Libertadores da América decepcionou e não conseguiu repetir a vitoriosa campanha de 2017. Aliás, não foi apenas o Tricolor que caiu. Com elencos fortes, milionários, Palmeias e Flamengo também caíram e deixaram a decisão no colo dos argentinos do Boca Juniors e do River Plate, que ficou com a taça e disputará o Mundial do Clubes, outra competição sem a presença brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O país segue exportando jogadores, ainda que sem o mesmo prestígio de outros tempos, mas mostra dificuldades para montar uma seleção que empolgue, um calendário nacional de qualidade e ainda teme o estilo de jogo de nossos vizinhos. Mas, pode seguir os exemplos que deram certo nesta temporada, como o Furacão, que revelou o técnico Tiago Nunes e novos valores, para começar sua reconstrução em 2019.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente