Participamos do

Uefa confirma utilização do VAR na próxima Liga dos Campeões

A partir da próxima temporada, vídeo-arbitragem estará presente em torneios organizados pela Uefa. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira, por meio das redes sociais, informando que o VAR ?estreará? nos torneios continentais do futebol europeu na Liga dos Campeões de 2019/2020. Nas outras competições, como Liga Europa, Eurocopa e Liga das Nações, a utilização [?]
11:15 | Set. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir da próxima temporada, vídeo-arbitragem estará presente em torneios organizados pela Uefa. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira, por meio das redes sociais, informando que o VAR â??estrearáâ?? nos torneios continentais do futebol europeu na Liga dos Campeões de 2019/2020. Nas outras competições, como Liga Europa, Eurocopa e Liga das Nações, a utilização do recurso deve acontecer mais para frente.

â??Estamos confiantes que o uso do VAR em agosto de 2019 vai nos dar o suficiente para colocar em prática um sistema robusto e treinar em partidas oficiais para garantir uma implantação eficiente e de sucesso na Liga dos Campeõesâ?, declarou Aleksander Ceferin, ao site da entidade que ele mesmo preside.

Posteriormente à próxima Liga dos Campeões, a tecnologia deverá ser levada às finalíssimas da Euro 2020 e da Liga das Nações em 2021. Na Liga Europa, a instalação está prevista também para a temporada 2020/2021. O único torneio a contar com a novidade já na próxima temporada, além da Champions, será a Supercopa da Europa.

O VAR já foi implementado em alguns dos principais campeonatos do velho continente, como o Espanhol, o Italiano, o Francês e o Português, além de ter sido usado na Copa do Mundo da Rússia e na Copa Libertadores da América. Criado para acabar com as polêmicas provenientes de erros de arbitragem, o árbitro de vídeo, até o momento, tem causado o efeito contrário. Os juízes tem mostrado dificuldade para manter o critério de utilização e, em vez de acabar com as problematizações, tem as intensificado cada vez mais.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente