Participamos do

Grupo F é o único sem finalistas da Liga dos Campeões

Além de estarem todos no Grupo F da Liga dos Campeões, Manchester City, Shakhtar Donetsk, Lyon e Hoffenheim tem algo em comum: nenhum deles chegou a uma final da principal competição de clubes da Europa, fazendo do grupo F o único desta edição sem finalistas da Liga. Apesar de ser um dos principais times do [?]
08:15 | Set. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Além de estarem todos no Grupo F da Liga dos Campeões, Manchester City, Shakhtar Donetsk, Lyon e Hoffenheim tem algo em comum: nenhum deles chegou a uma final da principal competição de clubes da Europa, fazendo do grupo F o único desta edição sem finalistas da Liga.

Apesar de ser um dos principais times do mundo e atual campeão inglês, o cabeça de chave Manchester City tem pouca tradição fora da Inglaterra. Esta será apenas a nona participação do time de Manchester na Liga dos Campeões, e sua melhor participação foi na temporada 2015-16, quando chegou às semifinais e perdeu para o Real Madrid, que seria campeão em seguida.

O Shakhtar Donetsk não coleciona campanhas memoráveis, mas participou de todas as edições da Liga dos Campeões desde 2000-01. Em sua melhor participação, o time ucraniano, com os brasileiros Douglas Costa, Willian, Jadson e Luiz Adriano, chegou às quartas de final e acabou eliminado pelo eventual campeão Barcelona pelo placar agregado de 6 a 1.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim como o Manchester City, o Lyon tem tradição bastante recente no futebol internacional. O clube francês disputou a Liga dos Campeões pela primeira vez em 1999-2000 e desde então é presença constante na competição. A melhor campanha do Lyon foi em 2009-10, quando chegou às semifinais antes de ser derrotado pelo eventual vice-campeão Bayern de Munique pelo placar agregado de 4 a 0.

O Hoffenheim é o novato do grupo. Terceiro colocado do último Campeonato Alemão, o clube está na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez em 119 anos de história. Na temporada passada, o Hoffenheim disputou a terceira fase preliminar da competição, mas enfrentou justamente o Liverpool, que seria chegaria à final, e perdeu por 6 a 3 no placar agregado.

Além de ser o claro favorito para avançar, o Manchester City é um dos grandes candidatos ao título europeu e conta com um dos melhores elencos do futebol mundial, comandado por Pep Guardiola. Os outros três times, no entanto, prometem uma briga acirrada pela segunda vaga e podem até ameaçar City.

A disputa pelas duas vagas do Grupo F começa nesta quarta-feira. Às 13h55 (de Brasília), na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk recebe o Hoffenheim, que fará sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mais tarde, às 16 horas, o Manchester City recebe o Lyon na Inglaterra.

Grupo A é o único da Liga dos Campeões com quatro ex-finalistas

Tottenham é o único time do Grupo B sem título de Liga dos Campeões

Grupo C tem dois campeões da Liga: Liverpool e Estrela Vermelha

Porto é o único time do Grupo D com título da Liga dos Campeões

Grupo E da Liga dos Campeões soma 23 finais da competição

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente