PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Grupo A é o único da Liga dos Campeões com quatro ex-finalistas

A fase de grupos Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, começa na próxima terça-feira (18). Na temporada 2018-19, 31 times tentam encerrar a hegemonia do Real Madrid, atual tricampeão do torneio. O sorteio dos grupos, realizado no final de agosto, formou notáveis ?grupos da morte?, como o Grupo B, com Barcelona, Tottenham, PSV [?]

08:15 | 11/09/2018

A fase de grupos Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, começa na próxima terça-feira (18). Na temporada 2018-19, 31 times tentam encerrar a hegemonia do Real Madrid, atual tricampeão do torneio.

O sorteio dos grupos, realizado no final de agosto, formou notáveis ?grupos da morte?, como o Grupo B, com Barcelona, Tottenham, PSV e Inter de Milão, e o Grupo C, com Paris Saint-Germain, Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha. No entanto, o único grupo com quatro finalistas de Liga dos Campeões é o Grupo A, de Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Monaco e Clube Brugge.

Cabeça de chave, o Atlético de Madrid se colocou entre os principais clubes do futebol mundial nos últimos anos, chegando às finais da Liga em 2013-14 e 2015-16, ambas perdidas para o Real Madrid. Mas a primeira final do clube foi em 1973-74, quando o torneio ainda se chamava Taça dos Campeões Europeus. Na ocasião, o Atlético perdeu para o Bayern de Munique por 4 a 0.

A história do Borussia Dortmund em finais de Liga dos Campeões é um pouco mais recente. A equipe alemã chegou a sua primeira decisão do torneio em 1996-97 e venceu a Juventus por 3 a 1. Em sua segunda final, em 2012-13, o Borussia enfrentou o Bayern de Munique em clássico alemão, mas acabou perdendo por 2 a 1.

 

Ainda mais recente é a única vez em que o Monaco chegou à final da Liga dos Campeões. Na temporada 2003-04, em final inesperada, a equipe do principado foi derrotada pelo Porto de José Mourinho por 3 a 0. O brasileiro Carlos Alberto e o luso-brasileiro Deco marcaram na partida.

Apesar de mais modesto, o Brugge, da Bélgica, também tem uma final de Liga dos Campeões em sua história. Em 1977-78, a equipe belga, campeã nacional daquela temporada, encarou o Liverpool na decisão, mas perdeu por 1 a 0. Aquela campanha do Brugge é, até hoje, a melhor de um clube da Bélgica na história.

Dos quatro times do Grupo A, dois chegarão à fase oitavas de final da Liga dos Campeões e seguirão na disputa por uma vaga em mais uma final. Os outros dois são eliminados, mas o terceiro colocado tenta a sorte na Liga Europa. Os quatro times entram em campo na próxima terça-feira (18) às 16 horas (de Brasília), quando o Monaco recebe o Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund visita o Brugge.

Gazeta Esportiva

TAGS