Participamos do

Confira como foi o desempenho dos brasileiros nos principais campeonatos europeus

Campeonatos italiano, francês, inglês e espanhol contaram com 36 atletas 'brazucas' em campo no último final de semana
11:56 | Ago. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A Premier League, Ligue 1, La Liga e Série A são os principais campeonatos em vigência na Europa – Bundesliga apenas começa na próxima sexta-feira, 24. Em todos esses campeonatos há brasileiros, seja nos principais times ou nos intermediários. E neste último final de semana, nomes como Richarlison, Coutinho e Neymar brilharam pelos seus respectivos clubes num total de 36 nomes tupiniquins.

Alguns brasileiros, porém, não conseguiram ajudar seus times a conquistar vitórias ou empates. Foi o caso do ex-Fluminense Kenedy, no Newcastle, emprestado pelo Chelsea. O jogador foi criticado pela torcida dos Magpies durante a partida e chegou a perder pênalti no fim do jogo que, se convertido, daria o triunfo aos alvinegros sobre o Cardiff, fora de casa. Vale lembrar que os comandados de Rafa Benítez estavam com um a menos no momento da penalidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Premier League

No Campeonato Inglês houve uma mistura de sentimentos com os brasileiros. Crias da categoria de base do Fluminense, Richarlison e Kenedy viveram manhãs opostas no sábado, 18. Enquanto o primeiro continuou a boa fase marcando um dos gols da vitória do Everton por 2 a 1 – fez os dois gols dos Toffees na rodada de estreia, o segundo teve atuação abaixo da média e ainda perdeu pênalti, como já citado, no empate sem gols de Cardiff e Newcastle. 

Ainda no sábado, Lucas Moura, ex-São Paulo e PSG, marcou um belo gol na vitória do Tottenham em Wembley, jogo que ficou marcado pelo primeiro tento de Harry Kane no mês de agosto pela Premier League. Os Spurs venceram por 3 a 1 e o ponta foi elogiado pela atuação sólida e eficiente.

No clássico entre Chelsea e Arsenal, apenas David Luiz entrou em campo de brasileiro, isso porque Jorginho é naturalizado italiano. O zagueiro, por sua vez, participou do sistema defensivo criticado de Maurizio Sarri que tomou dois gols em menos de 10 minutos, mas que poderia ter sido mais.

Tanto o ex-PSG quanto o restante dos atletas responsáveis pela marcação Blue sofreram com buracos abertos que foram explorados pelo adversário. Isso tudo, porém, é fruto de uma transição de sistemas, visto que esse foi apenas o terceiro jogo oficial do italiano no comando técnico do time londrino.

Passando para o domingo, a goleada do Manchester City por 6 a 1 sobre o Huddersfield contou com gol de Gabriel Jesus. O brasileiro fez o segundo tento dos Sky Blues no embate, que ainda contou com nova atuação firme de Fernandinho. O volante é sempre elogiado por Pep Guardiola e o espanhol não esconde a importância que ‘Dinho’, como é carinhosamente chamado pelo comandante, tem ao esquema tático e estilo de jogar do lado azul de Manchester.

O vizinho United, por outro lado, passou sufoco no sul da Inglaterra. Os comandados de José Mourinho viajaram para enfrentar o Brighton e perderam por 3 a 2. Quanto aos brasileiros em campo, estes foram bem criticados. Andreas Pereira não fez bom primeiro tempo e foi substituído ainda no intervalo e embora Fred tenha jogado os 90 minutos, também não colaborou da forma que ajudou na primeira rodada.

Nesta segunda-feira, 20, o Liverpool entrou em campo e, com ele, Roberto Firmino e Alisson. Os atletas tiveram partidas discretas na vitória dos Reds por 2 a 0 sobre o Crystal Palace, considerado pelos ‘grandes’ o intermediário mais difícil de se enfrentar.

Outros nomes na Premier League: Léo Bonatini entrou no segundo tempo na derrota do Wolves para o Leicester; Felipe Anderson teve atuação discreta no revés do West Ham para o Bournemouth.

Ligue 1

O campeonato francês contou com a maior concentração de brasileiros em campo nas principais ligas europeias. Ao todo, 16 jogadores nascidos no Brasil jogaram nos campos da França, mas os destaques vão para os do PSG. Neymar fez segundo bom segundo tempo na virada dos parisienses sobre o Caen. Com um gol e uma assistência, o camisa 10 da Seleção Brasileira decidiu junto de Mbappé o confronto: vitória por 3 a 1 e 100% de Thomas Tuchel garantidos.

Além do ex-santista, Marquinhos e Thiago Silva foram importantes no confronto. Mantendo uma função moderna da posição, o primeiro acertou 98% dos passes acertados, enquanto que o segundo, no melhor estilo ‘xerifão’, venceu 100% dos duelos aéreos.

Dos outros jogadores tupiniquins, Luiz Gustavo, Jemerson e Rafael, ex-Manchester United, são os mais conhecidos pelo público geral. O primeiro, jogador de Copa do Mundo, participou da derrota do Olympique de Marseille para o Nîmes. O segundo atuou no empate sem gols do Monaco com o Lille, enquanto que o terceiro entrou já nos instantes finais do revés do Lyon para o Stade de Reims.

Outros brasileiros na França: Zagueiro Marcelo jogou pelo Lyon; zagueiro Hilton pelo Montpellier; Danilo, de 22 anos, pelo Nice; Lucas Evangelista, Lucas Lima, Boschilia e Diego Carlos pelo Nantes; Thiago Mendes pelo Lille e Gabriel Silva pelo Saint-Étienne.

La Liga

Na Espanha, os brasileiros só não foram mais eficientes que na Inglaterra. Nos principais destaques, Willian José foi às redes na vitória da Real Sociedad fora de casa contra o Villarreal e Coutinho marcou o único gol feito por um atleta que não se chama Lionel Messi no triunfo do Barcelona por 3 a 0. Além disso, Arthur, que entrou no segundo tempo, distribuiu uma assistência.

Na partida do Real Madrid de Julen Lopetegui, Marcelo jogou os 90 minutos e saiu de campo com um cartão amarelo, mas atuação sólida na vitória merengue. Casemiro entrou no segundo tempo e Vinicius Jr. não entrou em campo, mas esteve no banco de reservas.

Completando a rodada nesta segunda-feira, Valencia e Atlético de Madrid empataram em 1 a 1. Filipe Luís defendeu os colchoneros e terminou com um amarelo e Gabriel, ex-Arsenal, esteve do lado dos donos da casa. Ambos foram discretos, mas importantes taticamente para seus esquemas. Outro brasileiro: Léo Baptistão entrou em campo pelo Espanyol no sábado, no empate por 1 a 1 contra o Celta de Vigo

Série A

Na Itália, nomes importantes jogaram. Douglas Costa, elogiado na Copa do Mundo, atuou por 64 minutos na estreia de Cristiano Ronaldo. O brasileiro deu lugar a Mario Mandzukic, importante na virada da Velha Senhora. Ainda no mesmo confronto, Alex Sandro, recém-convocado, esteve em campo pelos 90 minutos e colaborou com uma assistência.

Allan, do Napoli, participou durante toda a extensão da vitória do seu time sobre a Lazio por 2 a 1. Foi importante na partida e mostra sinais de ser o sucessor real de Jorginho na orquestração do meio-campo do clube agora liderado por Carlo Ancelotti. O atleta ainda é muito pedido por especialistas na Seleção Brasileira.

Outro nome importante que pisou nos gramados da Itália foi Miranda. O zagueiro não conseguiu impedir o único gol do jogo na derrota de seu time, a Inter de Milão, por 1 a 0 frente ao Sassuolo. Os nerazzurri entram como forte candidato a tirar a hegemonia da Juventus na terra da bota.

Outros brasileiros em campo: Luiz Felipe jogou primeiro tempo da Lazio na derrota pra Napoli; Bremer jogou 11 minutos pelo Torino contra Roma; Zagueiro de 34 anos, Danilo atuou pelo Bologna na derrota mínima para a Roma; Everton Luiz e Felipe defenderam as cores do Spal na vitória sobre o próprio Bologna; Rogerio, de 20 anos, esteve em campo pelo Sassuolo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente