Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Botafogo-PB e Globo amargam empate em João Pessoa

Botafogo-PB e Globo encerraram a oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro com um empate por 1 a 1 na noite desta segunda-feira, no Almeidão, em João Pessoa. O resultado foi ruim para ambos. Na expectativa de retornar à zona de classificação do grupo A às quartas de final da competição, o Botafogo-PB passou [?]
23:45 | Jun. 04, 2018 Autor - Tipo Notícia

Botafogo-PB e Globo encerraram a oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro com um empate por 1 a 1 na noite desta segunda-feira, no Almeidão, em João Pessoa. O resultado foi ruim para ambos.

Na expectativa de retornar à zona de classificação do grupo A às quartas de final da competição, o Botafogo-PB passou a somar 11 pontos, no quinto lugar. Já o Globo, que queria se distanciar da zona de rebaixamento, foi a 8, apenas um de vantagem sobre Remo e Náutico.

Mesmo jogando fora de casa, foi o Globo que sai na frente no placar neste início de semana. Romarinho anotou o primeiro gol aos 22 minutos da etapa inicial com uma jogada individual. Pouco antes do intervalo, já nos acréscimos, o Botafogo-PB igualou. Marcos Aurélio sofreu e converteu pênalti para o time paraibano.

Os dois times voltarão a campo pela terceira divisão nacional no fim de semana. Enquanto o Botafogo-PB visitará a Juazeirense no sábado, o Globo receberá o vice-líder Confiança no domingo.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19: plano de reabertura do Rio depende da adesão à vacina

Saúde
2021-07-30 12:20:22 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O plano de reabertura do município do Rio de Janeiro, anunciado ontem (29) pela prefeitura, vai depender de três fatores: evolução positiva do cenário epidemiológico da pandemia de covid-19 com redução de casos e óbitos, entrega das doses de vacina pelo Ministério da Saúde e adesão da população à vacinação em massa.

Durante a apresentação do 30º Boletim Epidemiológico, na manhã de hoje (30), o secretário de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o planejamento foi possível devido a uma queda grande e inesperada no número de internações nas últimas semanas. Segundo ele, a expectativa era de aumento de demanda por causa do inverno, quando normalmente sobem os casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Por outro lado, Soranz destaca que, por enquanto, nenhuma medida restritiva foi retirada.

“Todas as medidas restritivas estão prorrogadas até o dia 9 de agosto. Nesse momento, nada muda. É obrigatório a utilização de máscara, o distanciamento social. É importante que todos colaborem até o mês de setembro, temos agosto inteiro pela frente sem alteração. A gente pretende no mês de setembro avançar no plano da redução das medidas restritivas. Isso só vai acontecer se o cenário epidemiológico se mantiver, para isso, as pessoas precisam se proteger e evitar exposição desnecessária”.

O desafio até lá, segundo o secretário, é avançar na vacinação dos jovens, até 29 anos, prevista para iniciar na próxima semana. De acordo com o secretário Especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, a prefeitura fará uma busca ativa para que essa faixa etária seja imunizada.

“De uma maneira geral, a juventude é bastante ansiosa e, por não ser o público que corre mais risco durante a pandemia, ela acaba baixando a guarda e tendo uma resistência maior à vacinação. Por isso, a gente reforça o recado da importância de os jovens se vacinarem em massa durante agosto para que, em setembro, a gente consiga retomar um pouco, nesse novo normal”.

Calendário

Hoje a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finaliza a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 na população com 33 anos, incluindo a repescagem amanhã para quem tem 33 anos ou mais. Soranz destaca que nas próximas duas semanas e meia não haverá repescagem.

Na segunda-feira (2), começa a vacinação com escalonamento de uma idade por dia, começando com 32 anos, sempre com mulheres pela manhã e homens na parte da tarde, até o dia 18, quando serão imunizados os jovens de 18 anos. Os adolescentes começam a receber a primeira dose no dia 23 de agosto, com as meninas de 17 anos, e no dia 24 os meninos dessa idade. O calendário termina no dia 10 de setembro, com os meninos de 12 anos.

Em outubro, a SMS pretende começar a aplicar a dose de reforço nos idosos, começando com os maiores de 80 anos. Em novembro, será a vez da faixa dos 70 anos e, em dezembro, as pessoas na faixa dos 60 recebem a terceira dose da vacina.

Até o momento, a vacinação na cidade já contemplou 3,7 milhões de pessoas com a primeira dose, o que equivale a 57,8% da população total. O esquema completo, com as duas doses ou a dose única, atendeu 1,56 milhão de pessoas ou 25,3% do total de moradores do Rio de Janeiro. Por faixa etária, 90% dos maiores de 60 anos estão totalmente vacinados, a cobertura da primeira dose na faixa de 40 a 60 anos passa dos 90% e na faixa entre 30 a 39 anos, chega a 60,1%.

Libertadores

O secretário informou que o Flamengo pediu autorização para a presença de 30% da capacidade de público no Estádio do Maracanã no dia 18 de agosto, quando o time enfrenta o Olimpia, do Paraguai, no segundo jogo pelas quartas de final da Taça Libertadores da América.

A prefeitura autorizou 10% do público, seguindo as mesmas regras impostas para a Copa América. Poderão assistir ao jogo no estádio quem apresentar o esquema vacinal completo há pelo menos 15 dias, com a comprovação feita pelo aplicativo Conecte SUS. Também poderão acessar o estádio quem apresentar resultado negativo de exame laboratorial para covid-19 feito em, no máximo 48 horas, e em laboratório credenciado pela organização.

Na final da Copa América, ocorrida dia 10 de julho, houve aglomeração do público convidado, tentativa de invasão no Maracanã e a Secretaria Municipal de Saúde encontrou testes falsos e adulterados na amostragem recolhida para análise.

Situação epidemiológica

A cidade registra 12 regiões com risco moderado para o contágio por covid-19 e 21 seguem com risco alto. O atendimentos de SRAG e síndrome gripal na rede de urgência e emergência não teve alterações nas últimas semanas, se mantendo em patamares elevados, porém a SMS observou uma queda no número de óbitos e nos casos graves.

Segundo Soranz, a mudança pode ser atribuída ao avanço da vacina ou, talvez, à menor letalidade da variante delta, que está com transmissão comunitária no município. Ele reforça a necessidade de continuar com os cuidados para evitar a doença.

“É um momento muito triste para a cidade, muitas pessoas morreram, a gente tem uma dificuldade muito grande ainda com pessoas que estão com sequelas e ainda se recuperando da covid-19. É o momento de manter as medidas restritivas. É claro que queremos fazer um planejamento de esperança, mas para que essa retomada aconteça precisamos do apoio das pessoas. As melhores retomadas nos outros países foram planejadas, os ingleses avisaram dois meses antes e tiveram um adiamento dessa retomada”.

O secretário destaca que a estratégia adotada pela prefeitura é a de ter esperança e enxergar um futuro possível para a retomada. “É claro que essa retomada nunca vai ser normal, a gente perdeu muita gente, a vida se tornou muito mais difícil, mas a gente precisa construir um novo futuro”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Programa capacita 5 mil policiais no combate ao contrabando

Geral
2021-07-30 12:20:02 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

A segunda edição do programa de capacitação de polícias com foco no crime organizado teve a participação de 5 mil policiais de todos os estados do Brasil. A formação, encerrada hoje (30), busca melhorar o nível de conhecimento dentro das instituições sobre o comércio de produtos contrabandeados e falsificados.

O projeto, que acontece no modelo de ensino a distância, é uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto também recebeu financiamento da produtora de tabaco Philip Morris International (PMI), dentro de uma iniciativa que apoia programas de combate ao comércio ilegal.

Além dos agentes brasileiros, houve a participação de policiais de outros países da América Latina. Um dos focos é capacitar os agentes que atuam na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Assim, o programa busca ainda ser uma oportunidade para aprofundar a cooperação e trocas entre policiais de diferentes localidades e do Poder Judiciário.

Entre os participantes brasileiros, quase a metade (2,4 mil) são do Ceará. Em seguida, vem São Paulo, com 538 policiais que receberam a formação. De Rondônia foram 280 agentes.

Dentro do projeto, também foi publicado, em formato de livro digital, o Atlas do Sistema Jurídico e Criminal dos países que compõem a Tríplice Fronteira. O livro faz uma comparação entre as legislações dos três países a partir das experiências da Comunidade Econômica Europeia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pfizer envia pedido à Anvisa para uso emergencial de remédio contra Covid-19

Tofacitinibe
2021-07-30 12:10:00 Autor Levi Aguiar Tipo Noticia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido, na última quarta-feira, 28, sobre o uso emergencial do medicamento Tofacitinibe para tratar pacientes com Covid-19. A solicitação foi feita pela farmacêutica Pfizer, também responsável pela produção de vacinas contra o vírus.

O medicamento é originalmente usado contra artrite reumatoide e outras doenças autoimunes. O argumento para o uso de emergência do remédio é que ele pode combater a "tempestade inflamatória" causada pelo coronavírus.

LEIA MAIS | Variante Delta se espalha na China e chega a Pequim

Um estudo brasileiro, publicado no periódico médico The New England Journal of Medicine (NEJM), mostrou que o medicamento diminui o risco de morte e insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados com a doença.

O estudo concluiu que entre os pacientes hospitalizados com pneumonia por Covid-19, o Tofacitinibe levou a um risco menor de morte ou insuficiência respiratória, até o dia 28, do que o placebo.

Em comunicado, a Anvisa informa que poderá solicitar as informações adicionais ao laboratório. "As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis".

A Anvisa detalha que o processo para autorização do uso de emergência do remédio é feito por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos. Além disso, "de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 475/2021, que regulamenta o uso emergencial, o prazo de análise do pedido para medicamentos é de 30 dias", completa.

A pesquisa tem sido realizada pela farmacêutica Pfizer em conjunto com o hospital Albert Einstein, em 15 centros brasileiros. O remédio foi usado no tratamento de 289 adultos internados com Covid-19. Conforme os dados divulgados, a medicação diminuiu em 37% o risco de morte ou falência respiratória dos pacientes.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Estadão, o uso do medicamento ainda é questionado e a pesquisa ainda demanda mais testes, porque a quantidade de envolvidos é considerada baixa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza agenda todo o estoque de primeira dose das vacinas para esta sexta

HOJE
2021-07-30 12:06:00 Autor Marília Freitas Tipo Notícia

Em transmissão nesta sexta, 30, a Prefeitura de Fortaleza informou ter agendado todo o estoque de primeira dose das vacinas da Covid-19 para hoje. Com mais de 25 mil agendamentos, a Capital focará, por ora, apenas nas aplicações de segunda dose no fim de semana dos dia 31 e 1º de agosto. Os agendamentos já estão disponíveis no site Coronavírus da Prefeitura ou na plataforma Vacine Já.

Fortaleza já está na faixa etária dos 27 anos. Para sábado e domingo, previsão é de que mais de 20 mil pessoas recebam a segunda dose das vacinas AstraZenenca, CoronaVac e Pfizer. Para atingir a meta de vacinação tanto hoje quanto no fim de semana, os fortalezenses precisam comparecer aos locais de aplicação.

"Não perca seu agendamento, se você já está agendado, venha nos mais de 110 postos de vacinação", ressaltou Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, durante transmissão. Fortaleza já ultrapassou a marca de mais de 500 mil pessoas com ciclo vacinal completo - ou seja, imunizada com as duas doses ou com dose única.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SP: vacinação contra covid-19 para pessoas de 28 anos começou hoje

Saúde
2021-07-30 12:04:58 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

Quem tem 28 anos e mora em São Paulo já pode ir a um dos pontos de vacinação da capital nesta sexta-feira (30) para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. O público estimado é de 145 mil pessoas. A vacinação para este público foi retomada após ser anunciada como suspensa no começo desta semana por falta de imunizantes. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os cidadãos podem acompanhar em tempo real qual o melhor momento para se deslocarem até os postos de vacinação da capital por meio do site De Olho na Fila. Na plataforma, é possível monitorar a quantidade de pessoas em cada posto de vacinação e, assim, escolher o melhor horário para se imunizar. 

Na terça-feira (27), a cidade atingiu 80,9% da população adulta vacinada com ao menos uma dose do imunizante contra a covid-19 ou dose única. Até o momento, foram aplicadas na capital 9.875.010 doses. São 7.155.018 (D1), 2.407.479 (D2) e 312.513 doses únicas. 

Documentos necessários 

A secretaria reforça a obrigatoriedade de o cidadão apresentar, no ato da vacinação, um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável. 

Mais informações, como calendário atualizado de vacinação da gestão municipal, público elegível no momento e lista completa de postos abertos na capital podem ser conferidas na página Vacina Sampa.  

Veja como fica o calendário de vacinação: 

Sexta-feira (30): Abertura do grupo 28 anos (D1 e D2 para todos os grupos elegíveis); 

Drive-thrus e farmácias: das 8h às 17h; 

Megapostos: das 8h às 17h; 

UBSs e AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h. 

Sábado (31): Mutirão de busca ativa para segunda dose (D2 para todos os grupos elegíveis); 

UBSs: das 8h às 17h; 

AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h. 

Segunda-feira (2): 28 anos (D1 e D2 para todos os grupos elegíveis); 

Megapostos: das 8h às 17h; 

UBSs AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h. 

Terça-feira (3): Repescagem para o grupo de 28 e 29 anos (D1 e D2 para todos os grupos elegíveis); 

Megapostos: das 8h às 17h; 

UBSs AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h. 

Quarta-feira (4): Repescagem para o grupo de 28 e 29 anos (D1 e D2 para todos os grupos elegíveis); 

Megapostos: das 8h às 17h; 

UBSs AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags