Participamos do

Jogadores se unem em prol de crianças congolesas refugiadas

Com poucos dias para os jogos da Copa do Mundo, o ex-jogador da Seleção Brasileira, Hernanes Lima, hoje no Hebei Fortune-CHI, e os jogadores do Sport, o volante Fellipe Bastos, os atacantes Rafael Marques e Michel Bastos, apoiam a campanha A Grande Jogada é Salvar Vidas, lançada pela ONG Visão Mundial, com o objetivo de [?]
18:45 | Jun. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com poucos dias para os jogos da Copa do Mundo, o ex-jogador da Seleção Brasileira, Hernanes Lima, hoje no Hebei Fortune-CHI, e os jogadores do Sport, o volante Fellipe Bastos, os atacantes Rafael Marques e Michel Bastos, apoiam a campanha A Grande Jogada é Salvar Vidas, lançada pela ONG Visão Mundial, com o objetivo de ajudar os refugiados congoleses que vivem em condições difíceis na Angola.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, aproximadamente, 13 milhões de pessoas sofrem as consequências brutais da guerra civil que se arrasta na República do Congo (RDC). Para fugir desse conflito, 35 mil congoleses, a maioria crianças, estão abrigados no campo de refugiados de Lovua, na província de Lunda Norte, em território angolano. São crianças e famílias que precisam de comida, água potável, remédios, roupas e itens básicos de higiene. A ideia da campanha é mobilizar pessoas e empresas, de qualquer parte do mundo, a se engajarem fazendo doações para ajudar os refugiados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As doações podem ser feitas a partir de R$ 20,00. Para incentivar a participação do maior número de pessoas possível, os jogadores toparam o desafio de postar um vídeo com a hashtag #agrandejogada nas redes sociais fazendo uma sequência de duas jogadas. Porém, a brincadeira não é apenas para os profissionais, os internautas também podem fazer o desafio. É simples: primeiro, a bola é lançada ao alto e o participante dá uma cabeçada e segura a bola. Depois, a bola é novamente jogada para o alto e em seguida amparada no peito e segura novamente com as mãos. Para finalizar, o participante fala a frase: ?De cabeça e coração, a grande jogada é salvar vidas. Faça sua doação?

Maria Carolina, diretora da Visão Mundial em Angola, fala sobre o objetivo da ação. ?Acreditamos que o esporte é uma ferramenta de integração entre pessoas de diferentes classes sociais, grupos éticos, credos e culturas. A intenção é que algo tão apaixonante como o futebol ajude a criar laços de solidariedade e empatia com as pessoas que sofrem essa terrível realidade de serem refugiadas. Além de fazer o desafio e provar que ?são boas de bola?, as pessoas têm a oportunidade de contribuir para que crianças e mulheres dentro e ao redor do campo de refugiados tenham a oportunidade de viver uma vida plena e digna?, conta.

A campanha segue até o dia 15 de julho, data de encerramento da Copa do Mundo. Até lá, a hashtag #agrandejogada será divulgada por influenciadores digitais de diversos segmentos para alcançar o máximo de pessoas.?Em algumas semanas, os olhos do mundo, inclusive em Angola e na República Democrática do Congo, estarão voltados para a Copa do Mundo na Rússia. Essa é uma oportunidade única para chamarmos a atenção da situação dos refugiados Congoleses, que têm tido pouquíssima visibilidade na mídia?, afirma Maria Carolina.

Em Angola, a Visão Mundial é uma referência na contribuição para a redução dos índices de pobreza, desnutrição infantil e combate à Malária. Em 2017, cerca de dois milhões de pessoas, a maioria crianças, foram atendidas em diversas áreas, pela ONG.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente