Participamos do

Mourinho ?assume culpa? e paga R$ 3,4 milhões ao fisco espanhol

Depois de uma temporada sem grandes feitos dentro do campo dirigindo o Manchester United, José Mourinho encontrou um novo problema para resolver, mas dessa vez com a justiça. Declarado culpado por fraude fiscal, o treinador português é a nova vítima do fisco e, de acordo com o jornal El Mundo, chegou a um acordo com [?]
11:15 | Mai. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de uma temporada sem grandes feitos dentro do campo dirigindo o Manchester United, José Mourinho encontrou um novo problema para resolver, mas dessa vez com a justiça. Declarado culpado por fraude fiscal, o treinador português é a nova vítima do fisco e, de acordo com o jornal El Mundo, chegou a um acordo com a Fazenda espanhola para pagar uma multa de 800 mil euros (cerca de 3,4 milhões) a fim de evitar a prisão.

O pagamento da quantia foi a forma encontrada pela defesa do treinador para evitar a pena de 12 meses solicitada no processo que corresponde aos anos de 2011 e 2012, período em que comandou o Real Madrid. A Fazenda acusa Mourinho fraudar cerca de 3,3 milhões de euros (aproximadamente R$13,9 milhões) referentes a direitos de imagem estabelecidos no contrato com o clube merengue, não declarados.

Hoje dirigindo o United, o comandante português é mais uma personalidade do futebol a enfrentar a justiça da Espanha por crimes fiscais. Mais recentemente, Xabi Alonso, atleta de Mourinho no Real, foi condenado a cinco anos de prisão, além do pagamento de uma multa. Cristiano Ronaldo e Messi foram outros jogadores a serem condenados pelo fisco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O processo do treinador português chegou a sua fase final, o que obrigou o acordo para evitar o cumprimento da pena na prisão. Em 2015, o caso foi encerrado, mas reaberto um ano depois após uma denúncia do Ministério Público pela ausência de declaração dos valores de imagem, parte do salário de jogadores e técnicos de futebol.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente