Participamos do

Museu do Futebol oferece experiência inédita no Pacaembu

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, completa 78 anos no dia 28 de abril. Pensando em comemorar esta data, entre 6 a 29 de abril, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a seus visitantes um ambiente escondido nas estruturas do estádio: [?]
14:00 | Abr. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, completa 78 anos no dia 28 de abril. Pensando em comemorar esta data, entre 6 a 29 de abril, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a seus visitantes um ambiente escondido nas estruturas do estádio: o túnel que parte da primeira sala do museu, onde funcionava um dos vestiários originais, e vai até o gramado.

A experiência começa quando, já no percurso, um som ambiente reproduz o que os jogadores vivenciam antes das partidas: preleção, concentração e reação da torcida à entrada em campo. A sala que dá acesso ao túnel fica no térreo, espaço que foi adaptado para a instalação do Museu. Desde sua inauguração, em 2008, o túnel de acesso ao gramado nunca havia sido aberto ao público.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

?O Museu valorizou a arquitetura e engenharia de construção do estádio, que é um patrimônio da cidade. Abrir o túnel é um complemento à proposta original, um modo de unir, sensorialmente, a história do edifício e a emoção do futebol?, comentou Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Nos finais de semana enquanto a atração estiver disponível, as visitas guiadas promovidas pelos educadores do Museu do Futebol incluirão também passagens por esse ambiente. Além disso, haverá tours especiais nos dias 28 e 29 de abril, às 11h e às 14h (de Brasília), quando o historiador Sérgio Paz vai se caracterizar como Charles Miller, considerado o ?pai do futebol?, e acompanhar o público em uma viagem especial pelo túnel ? e pela história.

No dia 27, o condutor da visita será Roberto Sambi Colotto, arquiteto e guia de turismo com experiência em tours sobre história e arquitetura de São Paulo. A passagem pelo túnel será focada na estrutura arquitetônica do próprio estádio.

Visitação ao túnel de acesso ao gramado do Pacaembu

Data: 06 a 29 de abril de 2018

Dias e horários: de terça a domingo, das 9h às 17h (permanência no Museu até as 18h)

A visitação é gratuita mediante pagamento do ingresso do Museu do Futebol

*Em dias de chuva forte, o acesso poderá ser interrompido por motivos de segurança

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, S/N, Pacaembu, São Paulo

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (permanência no Museu até as 18h)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras

*O Museu não abre às segundas-feiras.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente