Participamos do

Fifa bane Marco Polo Del Nero do futebol para sempre

Ex-presidente da CBF foi punido por violar cinco artigos do Código de Ética da organização
10:15 | Abr. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira que Marco Polo del Nero está banido permanentemente de qualquer atividade que envolva futebol, seja ela administrativa, esportiva. Em nota, a entidade máxima do futebol informa que o ex-presidente da CBF já foi notificado da decisão e revela que o banimento possui caráter nacional e internacional.

Além do banimento, Marco Polo del Nero foi multado em 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,51 milhões). O dirigente já estava suspenso das atividades relacionadas ao futebol desde de dezembro, numa pena preventiva de 90 dias. Em março, a suspensão foi prorrogada por mais 45 dias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em comunicado, a entidade informa que a investigação contra o ex-presidente da CBF foi iniciada no dia 23 de novembro de 2015 e se referia a um esquema de propinas em troca de contratos para direitos de mídia e marketing  de alguns torneios, incluindo a Copa América, Copa Libertadores, e também a Copa do Brasil.

A nota informa ainda que del Neto foi considerado culpado por violar os artigos 21 (Suborno e Corrupção), 20 (Oferecer e aceitar presentes e benefícios), 19 (Conflito de Interesses), 15 (Lealdade), e 13 (Regras Gerais de Conduta), do Código de Ética da Fifa.

Marco Polo del Neto assumiu a presidência da CBF em abril 2015 e tinha o seu mandato previsto até 2019. Anteriormente havia sido presidente da Federação Paulista de Futebol entre 2003 até 2015, quando assumiu a entidade máxima do futebol brasileiro. 

 

Gazeta Esportiva 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente