Participamos do

Tite encerra testes com dúvidas na escalação e na lista de convocados

Os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira, as vitórias por 3 a 0 sobre a Rússia e por 1 a 0 diante da Alemanha, não foram suficientes para acabar com as dúvidas de Tite. O técnico ainda não definiu com qual escalação pretende iniciar a Copa do Mundo da Rússia nem os 23 jogadores com [?]
08:15 | Mar. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira, as vitórias por 3 a 0 sobre a Rússia e por 1 a 0 diante da Alemanha, não foram suficientes para acabar com as dúvidas de Tite. O técnico ainda não definiu com qual escalação pretende iniciar a Copa do Mundo da Rússia nem os 23 jogadores com que contará no torneio.

?Isso vai me deixar com ainda mais cabelos brancos. Não, ainda não. A gente vai monitorar. Tenho dúvidas?, disse Tite, que divulgará a sua relação de convocados em meados de maio. Em junho, já com lista definida, haverá amistosos contra Croácia e Áustria, na Europa.

O técnico diz não saber, por exemplo, se terá uma formação titular fixa durante a Copa ou se modificará a sua equipe de acordo com cada adversário. Contra a Rússia, ele apostou em um time ofensivo, com Douglas Costa na função que será do contundido Neymar. Diante da Alemanha, foi cauteloso e optou por três volantes, com a entrada de Fernandinho ao lado de Casemiro e Paulinho. O meia Renato Augusto perdeu espaço nas duas situações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

?Não tenho definição. São 14 ou 15 atletas brigando pela titularidade. Não adianta ficar com meias palavras. Fernandinho, Willian, Thiago Silva, Marquinhos, Miranda e outros estão jogando muito nos seus clubes e na Seleção, com uma minutagem parecida. É difícil para mim. Outros também estão buscando espaço para colocar pressão?, comentou Tite, dando a entender que ainda não escolheu entre Thiago Silva (titular contra Rússia e Alemanha) e Marquinhos (o escolhido na maioria das vezes) como parceiro de zaga de Miranda.

Para os jogadores que lutam por um lugar ao menos entre os convocados, e ainda não na equipe titular, há mais suspense. Tite não utilizou as surpresas que convocou nos amistosos derradeiros, como o meia Anderson Talisca e o centroavante Willian José, e terá que se contentar com as observações feitas nos treinamentos. Contra a Alemanha, por exemplo, estava mais preocupado em ganhar o jogo e realizou somente uma substituição.

?Mas o jogo permite, sim, algumas observações. Podemos tirar para análise os momentos em que pensamos e estabelecemos duas estratégias?, defendeu Tite, que só trocou o meia Philippe Coutinho, cansado, por Douglas Costa no segundo tempo do duelo em Berlim.

Douglas Costa foi um dos que conseguiram cativar Tite. Bastante elogiado, o atacante da Juventus passou nos testes e tem a ?tendência?, nas palavras da comissão técnica, de ser convocado para a Copa.

?Agora, vamos continuar com o acompanhamento de todos os jogadores possíveis. É desafiador. Todo o mundo tem o sonho de disputar uma Copa do Mundo?, afirmou Tite, misterioso. ?É uma coisa que nos absorve muito, sendo que também existe o critério de análise para situações específicas, se é melhor ter um pivô, um articulador, enfim? Vamos acelerar todos esses processos para decidir?, concluiu.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente