Participamos do

Morre, aos 95 anos, o ex-jogador Zé Cândido, que passou por Ceará e Fortaleza

09:45 | Mar. 02, 2018
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O futebol cearense está de luto. Morreu nesta sexta-feira (2), aos 95 anos, o ex-jogador Zé Cândido. Ele estava internado em um hospital de Fortaleza, com a saúde já bastante fragilizada, tratando uma pneumonia, e acabou não resistindo, falecendo as 6h40min da manhã. Ele deixa esposa e seis filhos, Benilda Alice, Francisco Osvaldo, Maria da Conceição, José Cândido Jr., Fernando Antônio e Ana Paula.

Considerado um dos principais craques e goleadores do Estado na primeira metade do século XX, José Cândido Fontenele nasceu no dia 21 de junho de 1922, em Fortaleza.  Atuou como jogador entre 1936 e 1950. Era atacante. Foi revelado nas categorias de base do Fortleza, depois passou, na ordem, por Ginásio São João, Maguari, Peñarol, Ceará, América, voltou ao Fortaleza e encerrou a carreira no Gentilândia, onde atuou por mais tempo (entre 1946 e 1950). Na equipe, além de jogador, atuou como técnico e também presidente. 

Após deixar os gramados, se formou em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Ceará e em Contabilidade pela Academia do Comércio. Zé Cândido é irmão de Airton Fontenele, renomado escritor e pesquisador de futebol, especialista em Seleção Brasileira. Nunca escondeu sua grande paixão no futebol: o Fortaleza Esporte Clube. 

Ao longo de sua vida, recebeu várias homenagens, como uma placa pelos seus serviços prestados ao futebol, durante a inauguração do novo estádio Presidente Vargas, em 2011, um dos palcos onde mais atuou e brilhou na carreira. Responsável pela homenagem, o professor e historiador Evaldo Lima, então secretário de esportes da Prefeitura de Fortaleza, ressaltou os feitos da carreira de Zê Cândido ao mostrar pesar pela morte do ex-jogador. 

"Lamento profundamente o falecimento Zé Cândido, inesquecível craque dos gramados cearenses, especialmente do Estádio Presidente Vargas. Zé Cândido desfilou talento, elegância e garra no futebol do Ceará, tempos românticos do nosso futebol", declarou Evaldo, em texto publicado em suas redes sociais.
 
Em seu site oficial, o Fortaleza emitiu nota de pesar, lamentando a morte de seu ex-jogador e fiel torcedor do clube. "Fortaleza através de sua diretoria, comissão técnica, atletas e funcionários se solidariza com a família e amigos do Sr. José Cândido Fontenele", diz o texto.
[FOTO2] Em uma de suas últimas homenagens, Zé Cândido recebeu o troféu Cristiano Santos conferido pelo Grupo de Memória e Literatura do Futebol Cearense (Memofut) em junho de 2016, em cerimônia realizada no auditório do PV. 

VELÓRIO

O velório de Zé Cândido será no cemitério Parque da Paz, a partir do meio-dia desta sexta-feira (2). Já a missa e o enterro estão marcados para as 15h do mesmo dia, também no Parque da Paz. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente