PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Primeira Liga apresenta novo formato de disputa da competição

Na primeira reunião sob nova direção, no Rio de Janeiro, foram discutidas mudanças no formato de disputa da Primeira Liga na última segunda-feira. A nova diretoria da entidade propôs alterações na competição para o período que vai de 2018 até 2020. A partir desta temporada, os clubes com voz na reunião aprovaram a medida que [?]

15:15 | 06/02/2018

Na primeira reunião sob nova direção, no Rio de Janeiro, foram discutidas mudanças no formato de disputa da Primeira Liga na última segunda-feira. A nova diretoria da entidade propôs alterações na competição para o período que vai de 2018 até 2020.

A partir desta temporada, os clubes com voz na reunião aprovaram a medida que visa alterar o formato de disputa do torneio: ao invés da realização de uma fase de grupos prévia, a competição se baseará no sistema de playoffs. Em partidas de ida e volta, 16 equipes participarão das fases de oitavas, quartas, semifinais e final.

A outra medida discutida na reunião disse respeito ao período do calendário que a Primeira Liga será disputada em 2018. Apesar do debate sobre a utilização de datas durante a Copa do Mundo, em dias sem jogos do Mundial da Rússia, ficou acertado que a entidade continuará em contato com a CBF, conversando sobre uma possível inclusão do torneio no calendário do futebol nacional.

Anteriormente, durante seu processo de criação, a Primeira Liga quase figurou de maneira oficial no calendário esportivo do Brasil, mas um acordo não foi firmado e a competição foi gerida de maneira independente.

Essa foi a primeira reunião sob a liderança do novo presidente da entidade, Marcus Salum, também mandatário do América-MG. Salum iniciou na presidência em janeiro de 2018, substituindo Gilvan de Pinho Tavares, ex-presidente do Cruzeiro.

Diferentemente do ano de 2016, quando contou com somente 12 participantes, a Primeira Liga será disputada por 16 clubes, assim como em 2017, sendo 10 da primeira divisão e 6 da segunda divisão do futebol nacional.

Gazeta Esportiva

TAGS