PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Livro analisa consequências do vexame brasileiro na Copa de 2014

13:15 | 24/01/2018
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

[FOTO1]  A derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha por 7 a 1 é considerado por muitos como o maior vexame da história do país, em termos futebolísticos. A eliminação na semifinal da Copa do Mundo teve fortes consequências para o povo brasileiro não apenas no âmbito esportivo como também sociais, políticas e culturais. Tudo isso é confirmado no livro “Sete Atos,um Final?”, escrito pelos pesquisadores Darcio Ricca e Max Gehringer.

A obra tem como objetivo analisar como aconteceu o encontro no fatídico 08 de julho entre brasileiros e alemães e como a derrota se tornou um marco negativo que incluiu no vocabulário popular a expressão “gol da Alemanha”. O livro também busca um olhar diferenciados da imprensa esportiva, investigando os antecedentes do jogo para entender melhor como a seleção teve a sua pior derrota na história.

Antes de começar a Copa do Mundo, o povo brasileiro tinha como expectativa o hexacampeonato, ainda mais pelo fato de jogar o torneio em casa após 64 anos desde o mundial vencido pelo Uruguai. No entanto, a Alemanha já vencia por 5 a 0 após 30 minutos de partida e o sonho nacional ruiu antes mesmo do árbitro apitar o fim da partida.

Um dos principais momentos do livro é o capítulo que reconstitui, minuto a minuto, a partida, na tentativa de compreender melhor este que se tornou um trauma para o futebol brasileiro. Os sete gols tomados e a facilidade como a Alemanha garantiu a vaga para a final deixou não apenas os torcedores brasileiros extremamente desolados como  muitos ainda se recusam a falar sobre o assunto.

 


Gazeta Esportiva

TAGS