Participamos do

Segundo CBF, arbitragem do Brasileirão acertou em 90% dos lances de impedimento

Em 2017, a Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez pela primeira vez o uso da ferramenta RADAR (Relatório de Análise de Desempenho de Arbitragem) no Campeonato Brasileiro. Em comunicado oficial nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol do país apontou um índice de acerto de 90,9% dos árbitros brasileiros em lances [?]
13:00 | Dez. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 2017, a Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez pela primeira vez o uso da ferramenta RADAR (Relatório de Análise de Desempenho de Arbitragem) no Campeonato Brasileiro. Em comunicado oficial nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol do país apontou um índice de acerto de 90,9% dos árbitros brasileiros em lances de impedimento.

Segundo o relatório, foram analisados e arquivados 2259 lances de impedimento, dos quais houve acerto em 2054. Os 205 erros constituem-se por lances em que os árbitros marcaram a posição irregular quando o jogador estava, na verdade, em condições legais, e por lances em que deixaram o jogo correr quando o atleta estava em posição irregular.

Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, foi o auxiliar que obteve maior destaque no quesito. Nos 19 jogos que apitou, assinalou 30 impedimentos, errando em apenas três ocasiões, as quais não interferiram no resultado final das partidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio de estatísticas e análises, o RADAR propõe uma nova maneira de se enxergar a arbitragem brasileira, para além dos erros cometidos. Há um feedback, tanto positivo, quanto negativo, aos árbitros. O objetivo é, não somente apontar os erros e acertos cometidos nas partidas, como melhorar o poder de decisão dos juízes em lances de difícil interpretação.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente