Participamos do

Fifa anuncia fórmula do sorteio e garante ao menos um europeu por grupo

O sorteio que determinará os grupos para a Copa do Mundo de 2018 acontece no próximo dia primeiro de dezembro. Há alguns dias do evento, a Fifa anunciou qual será a fórmula utilizada para a divisão das 32 seleções em oito grupos. A principal novidade, é a impossibilidade de duas equipes da mesma confederação disputem [?]
10:30 | Nov. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O sorteio que determinará os grupos para a Copa do Mundo de 2018 acontece no próximo dia primeiro de dezembro. Há alguns dias do evento, a Fifa anunciou qual será a fórmula utilizada para a divisão das 32 seleções em oito grupos. A principal novidade, é a impossibilidade de duas equipes da mesma confederação disputem o mesmo grupo (com exceção da Europa que possui 14 representantes no torneio).

Os europeus possuem seis representantes como cabeças de chaves. As outras oito equipes serão espalhadas pelos grupos restantes. Desta forma, seis grupos terão obrigatoriamente dois representantes da Europa. Da mesma forma, Brasil e Argentina já sabem que terão pela frente uma equipe do velho continente.

A entidade confirmou ainda que as seleções serão separadas em quatro potes (determinados pelo ranking da Fifa de outubro).O sorteio será realizado na ordem destes potes. Existirão ainda mais oito potes para a determinação da posição da seleção dentro do grupo, o que determina a ordem dos confrontos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os quatro potes das seleções fico definido assim:

POTE 1 (cabeça de chave): Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França

POTE 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia

POTE 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã

POTE 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul, Arábia Saudita

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente