Participamos do

Uniforme, hotel e viaduto: Palmeiras cultua Arrancada após 75 anos

A Sociedade Esportiva Palmeiras entrou em campo com seu nome atual pela primeira vez em 20 de setembro de 1942. Exatos 75 anos depois, a Arracanda Heroica é cultuada pelo clube em seus uniformes, no hotel da Academia de Futebol e até com um pedido para batizar um viaduto sobre a avenida Sumaré. Obrigado a [?]
09:15 | Set. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Sociedade Esportiva Palmeiras entrou em campo com seu nome atual pela primeira vez em 20 de setembro de 1942. Exatos 75 anos depois, a Arracanda Heroica é cultuada pelo clube em seus uniformes, no hotel da Academia de Futebol e até com um pedido para batizar um viaduto sobre a avenida Sumaré.

Obrigado a abandonar o nome Palestra Itália, o nascente Palmeiras bateu o São Paulo por 3 a 1 na partida que decidiu o Campeonato Paulista 1942 e viu o adversário deixar a disputa durante o segundo tempo. O episódio, conhecido como Arrancada Heroica, é lembrado na temporada de 2017 por meio das camisas de jogo.

?Hoje, o Palmeiras é um dos maiores e mais modernos clubes do mundo, mas fazemos questão de honrar a nossa tradição de 103 anos?, disse o presidente Maurício Galiotte em entrevista ao site oficial na ocasião do lançamento do terceiro uniforme. O segundo, branco, tem nas costas a frase ?E nasce o Palmeiras campeão?.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o moderno Centro de Excelência, inaugurado em 2017 nas dependências da Academia de Futebol, foi batizado em homenagem ao capitão Adalberto Mendes. O integrante do exército, figura chave em 1942, também ganhou uma estátua em sua homenagem.

A Arrancada Heroica foi tema da festa oficial de 103 anos do Palmeiras. Teresinha Mendes, filha de Adalberto, subiu ao palco para receber uma placa de Maurício Galiotte. Antes disso, viu artistas encenarem a entrada em campo de 1942, com um dos figurantes caracterizado como seu pai.

No último mês de março, acompanhado pelo vice Antonino Jesse Ribeiro, Maurício Galiotte visitou o prefeito João Doria e oficializou o pedido de uma outorga para denominar um viaduto que passa sobre a avenida Sumaré com o nome ?Capitão Adalberto Mendes ? Arrancada Heroica?.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente