Participamos do

Uefa aprova formato e regulamento da Liga das Nações

A Uefa aprovou, nesta quarta-feira, o formato, as regras e o regulamento da Liga das Nações. A competição de seleções, que será disputada a cada dois anos, irá substituir boa parte dos amistosos e também dará vagas para a Copa do Mundo e Eurocopa. A primeira edição do torneio, que foi aprovado em 2014, terá [?]
19:15 | Set. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Uefa aprovou, nesta quarta-feira, o formato, as regras e o regulamento da Liga das Nações. A competição de seleções, que será disputada a cada dois anos, irá substituir boa parte dos amistosos e também dará vagas para a Copa do Mundo e Eurocopa. A primeira edição do torneio, que foi aprovado em 2014, terá início após a Copa do Mundo de 2018 e terminará em junho de 2019.

As 55 federações da Uefa serão divididas em quatro ligas (de A a D) seguindo o ranking das seleções após o Mundial da Rússia. A Liga A terá 15 seleções mais bem ranqueadas, as 12 seguintes ficarão na Liga B, as 15 seguintes na Liga C e as 16 restantes na Liga D. Os países de cada liga serão divididos em grupos.

Entre setembro e novembro de 2018 serão realizados confrontos de turno e returno dentro dos grupos de cada liga. Os vencedores dos grupos da Liga A se classificam para a fase final, que será realizada em junho de 2019. A última fase terá duas semifinais, disputa do terceiro lugar e a final e o país anfitrião será escolhido em dezembro de 2017. Os vencedores das outras ligas sobem para a liga acima e os últimos são rebaixados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As equipes do grupo D terão direito a uma vaga na Eurocopa. Os quatro campeões de cada grupo irão se enfrentar em uma repescagem, o que também deve acontecer para a Copa do Mundo de 2022. As outras ligas também irão dar vaga na Euro. As eliminatórias seguem sendo disputadas normalmente.

As seleções de alto nível ainda terão chances de realizar amistosos por estarem em grupos de três times, o que força uma equipe a folgar por rodada.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente