Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Keno exalta Dudu, mas despista sobre volta do atacante no clássico

Poucos dias antes de mais um Choque-Rei, o departamento médico do Palmeiras se mobiliza para evitar um grande desfalque para o clássico do próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Com uma lesão na coxa, Dudu pode ficar de fora de mais uma partida do Verdão. Provável substituto do camisa 7, Keno rasgou elogios ao companheiro de [?]
20:45 | Ago. 24, 2017
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Poucos dias antes de mais um Choque-Rei, o departamento médico do Palmeiras se mobiliza para evitar um grande desfalque para o clássico do próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Com uma lesão na coxa, Dudu pode ficar de fora de mais uma partida do Verdão. Provável substituto do camisa 7, Keno rasgou elogios ao companheiro de elenco, mas despistou ao ser perguntado se o atacante irá se recuperar a tempo de atuar.

?Dudu é um jogador exemplar dentro do grupo. Sabemos que ele é um guerreiro, sempre quer ajudar o Palmeiras. O departamento médico quer tentar de tudo para fazê-lo voltar a jogar, mas vamos esperar até domingo. Eu não sei o que o Cuca está planejando. Eu venho jogando na posição dele, mas daqui para sábado ele pode mudar o time?, afirmou Keno, se esquivando sobre a provável titularidade no domingo.

No trabalho desta quinta-feira, o técnico Cuca esboçou a escalação do Palmeiras com o atacante entre os titulares. O time teve Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Luan e Michel Bastos; Bruno Henrique, Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Keno e Borja.

Após o treinamento coletivo, porém, o treinador colocou dúvidas em relação à equipe, principalmente no setor de ataque. Cuca chamou os 11 titulares e mais três atletas para uma conversa separada. Estes jogadores eram o meia Guerra e os atacantes Willian e Deyverson, o que aumentou as possibilidades de escalação para o clássico.

A respeito da conversa, Keno afirmou que o papo foi apenas para tranquilizar o grupo antes de um jogo tão importante da temporada. ?É uma semana cheia. De clássico. Ele quis passar tranquilidade, sabe que será um jogo importante. Ele disse que temos que ganhar este jogo. A torcida vem, nos apoia, mas não conseguimos a vitória. Temos que nos esforçar para sair com os três pontos?, declarou.

O Choque-Rei deste domingo será o quinto do Palestra Itália após sua reforma e reinauguração. Desde então, o Palmeiras tem um domínio absoluto no local, com quatro vitórias em quatro jogos disputados,12 gols marcados e apenas um sofrido.

Especial para a Gazeta Esportiva*

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Comentários de ódio na internet indicam alerta para saúde mental na adolescência

Saúde
18:31 | Ago. 05, 2021
Autor Marília Freitas
Foto do autor
Marília Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A cantora paraibana Walkyria Santos reacendeu um debate sobre os cuidados com a saúde mental entre crianças e adolescentes após a morte do filho de 16 anos. Nas redes sociais, a artista alertou para os comentários de ódio na internet e possíveis gatilhos presentes entre as idades da adolescência e da pré-adolescência, dos 10 aos 18 anos. Durante o período de isolamento social, o debate sobre o assunto tornou-se ainda mais preciso. Especialistas alertam para possíveis sinais de ajuda. 

Segundo dados da plataforma IntegraSUS, 71 pessoas entre 10 e 29 anos tiraram a própria vida no Ceará em 2021. Desses, cerca de 23% dos casos correspondem aos adolescentes entre 15 a 19 anos. Os pais e responsáveis devem estar alertas durante o intervalo de idade que marca a passagem da infância para a vida adulta. De acordo com a psicóloga e psicanalista Tamires Marinho, os adolescentes "estão desconstruindo a imagem da figura paterna e materna de perfeição". Ela destaca que a formação da identidade do jovem na participação em grupos de amigos ajudam esses adolescentes a "se sentirem parte de algo", sendo fator vital nesse processo.

A necessidade de se reencontrar fora do vínculo familiar é tema importante para os adolescentes. Marinho aponta que o turbilhão de sensações junto à autodescoberta pode promover ataques às individualidades entre os próprios adolescentes. "Um fator muito recorrente é a falta de pensamento do outro como um sujeito dotado de sentimentos e expressões. É como julgar moralmente outra pessoa para favorecer sua própria identidade. Eu ataco para me sentir mais seguro e reafirmar quem eu sou", exemplifica a psicanalista.

Filho de Walkyria, Lucas Santos foi encontrado morto na tarde do último dia 3, no condomínio onde onde morava com a mãe, em Natal, no Rio Grande do Norte. Em vídeo publicado no Instagram, Walkyria emitiu o alerta para os comentários de um vídeo que Lucas havia publicado. "Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira. Achou que as pessoas iriam achar engraçado. Mas como sempre, as pessoas destilaram ódio na internet", lamentou.

Comentários de ódio na internet

Segundo a psicóloga Ivana Teles, comentários maldosos na internet - junto ao período de intensas mudanças na adolescência - podem ser gatilho para o indivíduo. "O gatilho ativa um conjunto de fatores. É um assunto que ainda está sendo trabalhado e fortalecido dentro do paciente, mas uma determinada fala ou postura relembra todo o processo ainda em desenvolvimento de forma negativa", explica.

A cantora de forró clamou para que mães, pais e responsáveis observem possíveis sinais de precaução com os adolescentes em casa. "Eu fiz o que pude. Ele já tinha mostrado sinais, eu já tinha levado ao psicólogo, conversado várias vezes com ele... mas foi isso: comentários na internet, nesse TikTok nojento (sic) que fez com que ele chegasse a esse ponto", relatou a mãe enquanto segurava um casado do filho, a última roupa usada por Lucas.

Ao O POVO, as especialistas enfatizam os pedidos de cuidado de Walkyria. Isolamento familiar, irritabilidade fácil, poucas conversas e falta de vontade ao realizar hábitos antes prazerosos podem ser sinais de que algo não está bem na vida do adolescente e que podem indicar um pedido de ajuda. Buscar acompanhamento psicológico e psiquiátrico o quanto antes, acolher, se mostrar disposto a ajudar e entender os sentimentos e a fase durante o período da adolescência pode contribuir para uma melhora do quadro. "O que pode acontecer é a família só buscar ajuda profissional quando a situação já está em um nível incontrolável", pontua Tamires Marinho. "O processo pode durar um pouco mais para algumas pessoas e um pouco menos para outros adolescentes".

Tamires destaca ainda que os adolescentes "buscam esconder" as angústias a todo custo pois podem ter medo de expor suas vidas íntimas aos pais: "E isso é muito importante porque toda a questão do adolescente é se ele vai ser aceito ou não", destaca a psicanalista. "Não há aviso quando o adolescente vai tentar algo assim". 

Ivana Teles destaca que "quem pratica o suicídio não está querendo acabar coma própria vida, mas é um sujeito que tem um grande sofrimento, não sabe como lidar com o assunto e pensa que não há luz no fim do túnel". "Sabemos que na adolescência há um processo de autoconhecimento. Você não é um adulto e também não é mais uma criança. Ainda mais na pandemia, o hábito de guardar as emoções pode ser perigoso", explica.

Prejuízos do "julgamento" na internet

O cuidado com os familiares e responsáveis que ficam após a partida do adolescente também deve ser considerado. "Muito mais do que sentir culpa, é fundamental entender o que está acontecendo para lidar com essa sensação. Realmente, não é algo que existe um culpado", cita Teles. A psicóloga também enfatiza um cuidado com os "canceladores" da internet. "Como eu posso mudar? É interessante entender os prejuízos desse julgamento desenfreado para rever as próprias posturas e, assim, diminuir essas ações no futuro".

Artistas como Viih Tube - "descancelada" por internautas após sua participação no BBB21 - e Juliette, vencedora do reality, prestaram apoio à mãe de Lucas Santos. Luiza Sonza, que recentemente se afastou das redes sociais para cuidar da saúde mental após receber ataques por conta da morte do filho do ex-marido Whindersson Nunes, também lamentou o ódio recebido por Lucas na internet. "Vocês tem noção como haters são destrutivos literalmente?", comentou. A artista revelou, em entrevista ao Fantástico, que ainda não está recuperada dos ataques.

Posicionamento do TikTok

O POVO procurou o TikTok, rede social apontada por Walkyria como gatilho para a morte do filho. A empresa lamentou o caso em comunicado via porta-voz. "Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica", informaram em nota.

"Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas", conclui o comunicado.

Como buscar ajuda

> Acesse a cartilha de Prevenção do Suicídio na Internet, organizada pela SaferNet

Centro de Valorização a Vida

https://www.cvv.org.br

Telefone: 188

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Sedes em Fortaleza

Psicologia Viva: atendimentos de psicólogos online

psicologiaviva.com.br

Tá tudo Bem?

Ferramenta de auxílio para a prevenção ao suicídio além de informar sobre o tema e desmistificá-lo, eliminando qualquer tipo de tabu ou preconceito. Disponível para Android e iOS.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Núcleo de Busca e Salvamento
Av. Presidente Castelo Branco, 1000 – Moura Brasil – Fortaleza-CE
Fone: 193

Hospital de Saúde Mental de Messejana
Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana – Fortaleza/CE
www.hsmm.ce.gov.br
Fone: (85) 3101.4348

Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA/UFC
Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza/CE
www.pravida.com.br
[email protected]
Fone: (85) 3366.8149 / 98400.5672

Laboratório de Relações Interpessoais – L’ABRI/UFC
Avenida da Universidade, 2762 – Benfica – Fortaleza/CE
[email protected]


Instituto Bia Dote
Av. Barão de Studart, 2360 – Sala 1106 – Aldeota – Fortaleza/CE
www.institutobiadote.org.br
[email protected]
[email protected]
Fone: (85) 3264.2992 / 99842.0403

Instituto DimiCuida
Av. Santos Dumont, 1388 – Aldeota – Fortaleza/CE
www.institutodimicuida.org.br
[email protected]
Fone: (85) 3255.8864 / 98131.1223

Centro de Apoio ao Sujeito no Luto – CASULU
facebook.com/casulupsi
Fone: (85) 3109-6616 / 99996-7447

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Criadores do "South Park" assinam com a Paramount Plus para produzir filmes

14 produções
18:29 | Ago. 05, 2021
Autor AFP
Tipo Noticia

Os criadores da série de animação "South Park", Trey Parker e Matt Stone, assinaram um enorme acordo nesta quinta-feira, 5, para produzir 14 filmes de sua famosa sátira para a plataforma Paramount+, enquanto Hollywood vive um frenesi em busca de conteúdo on-line.

Embora a MTV Entertainment Studios, que, assim como a Paramount+, pertence à ViacomCBS, não tenha divulgado números, a Bloomberg News informou que o acordo foi de 900 milhões de dólares, um dos maiores da história da televisão.

A plataforma de streaming da Paramount+ foi lançada em março como uma aposta para competir em um mercado faminto por conteúdo e liderado por Netflix, Disney+ e Amazon Prime.

Em um comunicado, Chris McCarthy, da MTV Entertainment, disse que desenvolver novos conteúdos com "pessoas com grande talento como Matt e Trey é o núcleo da estratégia de crescimento da Paramount+".

O acordo também inclui novas temporadas de "South Park" para a emissora de TV Comedy Central, onde será possível assistir à sátira chegar ao seu trigésimo aniversário em 2027.

A obra é ambientada em uma pequena cidade dos Estados Unidos e é conhecida pela linguagem chula e por satirizar temas sociais. Começou a ser exibida em 1997 e já originou um filme, vários videogames e outros produtos.

"O Comedy Central tem sido a nossa casa por 25 anos e estamos realmente felizes de que se comprometam conosco pelos próximos 75 anos", disseram Parker e Stone em um comunicado conjunto. "Não vemos a hora de voltar a fazer episódios tradicionais de 'South Park', mas agora também podemos experimentar com novos formatos", acrescentaram.

Embora a ViacomCBS ainda não tenha comentado a cifra de 900 milhões de dólares, esse valor se equipara ao do acordo com o qual a atriz Reese Witherspoon vendeu esta semana sua produtora Hello Sunshine a uma nova companhia de capital privado. Também ocorre depois que, em maio, a Amazon concordou em comprar os MGM Studios por 8,45 bilhões de dólares.

Grandes companhias de mídia e tecnologia como HBO Max, Peacock e Apple TV+ lançaram recentemente plataformas de transmissão para entrar na chamada "guerra do streaming", ao mesmo tempo em que buscam amplos conteúdos para atrair e reter assinantes. A Netflix, líder do mercado atualmente, tem 200 milhões de assinantes.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rejeitado o destaque que previa extinção de benefícios tributários dos Correios

ECONOMIA
18:22 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Câmara dos Deputados rejeitou por 353 votos a 54 um destaque do Novo que buscava reincluir no projeto de lei dos Correios a previsão de extinção dos benefícios tributários usufruídos pela estatal que não sejam extensíveis às demais empresas que explorem os serviços postais.
Essa previsão foi retirada do relatório do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), quando excluiu também do parecer a possibilidade de os Correios ser transformado em sociedade de economia mista - já que o governo quer vender 100% da empresa.
Para Cutrim, o comando sobre a extinção dos benefícios não trazia segurança. "Lembramos aqui que a função de regular as limitações constitucionais ao poder de tributar cabe à Lei Complementar", afirmou o deputado.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Consórcio Nordeste suspende compra da vacina Sputnik V

Saúde
18:19 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Consórcio Nordeste, que reúne governadores da região, anunciou hoje (5) que suspendeu a compra de 37 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Sputnik V, da Rússia. O contrato só será retomado caso haja autorização para o uso do imunizante pelas autoridades sanitárias.

Segundo o presidente do consórcio, governador do Piauí, Wellington Dias, a decisão foi tomada por conta dos condicionantes impostos pela Anvisa e pela não inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, disse Dias.

A Anvisa liberou a importação em junho. Mas apontou uma série de exigências em razão da falta de documentos e de possíveis riscos identificados no imunizante. Entre os condicionantes estão limites para os lotes e testagem das vacinas para averiguar determinados aspectos, como riscos decorrentes do uso da tecnologia de vírus inativado.

A Anvisa também condicionou a aplicação das vacinas à autorização pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Os estados cuja importação foi autorizada também precisam realizar estudos de efetividade.

A Agência Brasil entrou em contato com a Anvisa e com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Brasil x Coreia ao vivo no vôlei feminino das Olimpíadas: onde assistir

semifinal
18:02 | Ago. 05, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Brasil e Coreia do Sul se enfrentam nesta sexta-feira, 6 de agosto (06/08), na semifinal do vôlei feminino, pelas Olimpíadas de Tóquio 2021. O jogo da seleção feminina contra a equipe sul-coreana será disputado na Arena Ariake, em Tóquio, no Japão, e está marcado para iniciar às 9 horas (horário de Brasília). As Olimpíadas estão hoje, 5, no 14º dia. 

O confronto terá transmissão ao vivo na TV Globo, canal televisivo gratuito, nas emissoras pagas Bandsports e SporTV e online no serviço de streaming GloboPlay. Confira como assistir e as demais informações ao final do texto. 

Brasil x Coreia do Sul ao vivo: onde assistir

TV Globo: na TV aberta

Bandsports e SporTV: para clientes das operadoras de TV a cabo compatíveis

Globoplay: para assinantes do serviço online de streaming

Quando será Brasil x Coreia do Sul

Sexta, 6 de agosto (06/08), às 9 horas (horário de Brasília)

Onde será Brasil x Coreia do Sul

Arena Ariake, em Tóquio, no Japão

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags