Participamos do

Jair Ventura se retrata após declaração polêmica sobre treinador do Fla

O técnico Jair Ventura, do Botafogo, precisou se retratar formalmente após sua polêmica declaração sobre a contratação do técnico Reinaldo Rueda, novo comandante do Flamengo. Ventura divulgou nota oficial onde procura explicar seu posicionamento. ?Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros [?]
14:11 | Ago. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Jair Ventura, do Botafogo, precisou se retratar formalmente após sua polêmica declaração sobre a contratação do técnico Reinaldo Rueda, novo comandante do Flamengo. Ventura divulgou nota oficial onde procura explicar seu posicionamento.

?Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável?, explanou Ventura por meio de sua assessoria de imprensa, nesta terça-feira.

O técnico do Botafogo ainda ressaltou que não possui preconceito com profissionais estrangeiros, e cita seu convívio com jogadores sul-americanos que comanda no time carioca. ?E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência?, acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A polêmica envolvendo Jair Ventura teve início na última segunda-feira. Em entrevista ao canal de televisão Fox Sports, o treinador botafoguense criticou a contratação de técnicos estrangeiros por clubes brasileiros. Para Jair, muitos profissionais do mercado nacional deixam de ter oportunidades por conta da chegada de técnicos de outros países.

A declaração de Jair aconteceu no mesmo dia em que o Flamengo, um dos principais rivais do Botafogo, apresentou oficialmente o técnico colombiano Reinaldo Rueda como novo treinador da equipe, levantando muitas criticas.

Carioca de 38 anos, Ventura comanda o Botafogo desde 2016. Jair também foi assistente técnico e treinador do Sub-20 da equipe antes de assumir o time principal.

Confira na íntegra a nota de Jair Ventura:

Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.

Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.

O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.

E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente