Brasil atropela Alemanha e vai às quartas do Mundial de Futebol PC

A seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) garantiu, com uma rodada de antecedência, vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial da modalidade (anteriormente chamada "futebol de sete"), disputado em Salou (Espanha). Nesta quarta-feira (4), os brasileiros aplicaram 6 a 0 na Alemanha e se mantiveram na liderança do Grupo B com os mesmos seis pontos da Irlanda (que venceu a Tailândia pelo mesmo placar), ficando à frente pelos gols marcados (nove a oito).

O Brasil volta a jogar nesta sexta-feira (6), às 10h30 (horário de Brasília), para decidir a ponta da chave com os irlandeses, também garantidos no mata-mata. As partidas do Mundial são transmitidas ao vivo online, de forma gratuita. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O destaque brasileiro contra os alemães foi Ângelo Matheus, que balançou as redes duas vezes, chegando a três gols na competição, isolando-se como artilheiro da equipe no Mundial. Os outros gols foram marcados por Jefferson Luiz, Jefferson Cardoso, Leonardo Morais e Christian Eidenhardt (contra).

"Encontramos algumas dificuldades de penetração na defesa da Alemanha, porque eles vieram bem fechados, com os jogadores na área, tentando explorar os contra-ataques, mas conseguimos fazer 2 a 0 no primeiro tempo. Na virada do segundo tempo, fizemos algumas alterações e o time deles também se abriu um pouco. Conseguimos explorar as jogadas pelas alas e construímos a vitória", disse o técnico Paulo Cabral, à Agência Brasil.  "Contra a Irlanda, acreditamos que eles também virão fechados. A maioria das equipes jogam fechadas contra o Brasil e acredito que não será diferente. Ainda teremos mais um treino na quinta-feira [4], onde conversaremos sobre o sistema [de jogo] da Irlanda. Buscaremos a vitória para encerrar o grupo em primeiro", completou o treinador.

Nas quartas, o Brasil terá pela frente, na próxima segunda-feira (9), um adversário que sairá do Grupo D, onde estão Irlanda do Norte, Argentina, Espanha e Ucrânia (maior campeã mundial, com seis títulos). Os brasileiros jogam às 4h30 se ficarem em segundo na chave, ou às 7h30, caso terminem na liderança. Vice em 2003 e 2013, a seleção mira uma conquista inédita.

Modalidade

Os atletas do futebol PC são divididos nas classes FT1, FT2 e FT3. Na FT1, estão aqueles com maior comprometimento físico-motor. Cada equipe, obrigatoriamente, precisa ter ao menos um deles entre os sete titulares. A FT3 reúne os jogadores com menor grau de paralisia cerebral. Apenas um pode estar no gramado em cada time.

A modalidade tem algumas diferenças em relação ao futebol convencional. A duração do jogo (dois tempos de 30 minutos), o número de atletas por equipe (sete) e os tamanhos do campo (70 metros por 50 metros) e da baliza (dois metros por cinco metros) são menores. Além disso, não há impedimento e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma das mãos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Esportes Mundial de futebol PC brasil Alemanha Goleada esportes futebol PC

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar