Governo federal lança segunda fase da Operação Guardiões dos Biomas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou hoje (21) a segunda edição da Operação Guardiões do Bioma, que vai atuar no combate a queimadas e incêndios florestais em todo o país. O investimento é de R$ 77 milhões.
O trabalho de contenção do fogo será feito até janeiro de 2023, com 1.800 agentes da Força Nacional e mais 3 mil brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama.
Os agentes terão à disposição camionetes 4x4 equipadas com kits de combate ao fogo, barcos, drones e monitoramento por GPS.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineA área de atuação será em 15 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins).
O ministério espera superar o índice de 24% de redução de áreas queimadas, alcançado no ano passado, na primeira fase da operação.
A operação também terá apoio do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais de Segurança Pública.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente