PUBLICIDADE
Noticia

Aprovados em concurso para professor do Estado do Ceará serão convocados hoje

Relação nominal dos candidatos convocados será divulgada a partir das 17h dessa quinta-feira no site da Seduc. Ao todo são 1.250 vagas efetivas

Marcela Tosi
12:29 | 14/01/2021
Professores convocados darão aula em escolas da rede estadual (Foto: Thais Mesquita)
Professores convocados darão aula em escolas da rede estadual (Foto: Thais Mesquita)

A partir dessa sexta-feira, 15, estará disponível edital para 1.250 vagas efetivas na rede estadual de Educação. As vagas estão divididas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, perfazendo 50% do total de classificados por disciplina, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os profissionais atuarão nas escolas da rede pública estadual de todo o Ceará, de acordo com o edital de convocação.

O edital diz respeito à primeira convocação do Concurso Público para provimento de cargos efetivos de professor. Conforme a secretária da Educação, Eliana Estrela, haverá ainda uma segunda convocação em 2021. "Assim como assumimos o compromisso, serão 2.500 professores chamados ainda nesse ano", garante.

Os procedimentos referentes à convocação, nomeação, posse e exercício serão realizados pelos candidatos convocados de forma on-line, através do sistema desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc).
Na plataforma virtual, o candidato realizará seu cadastro pessoal e funcional. Além disso, deverá submeter a documentação obrigatória à posse e ao exercício. Na sequência, solicitará à lotação inicial.

A relação nominal dos candidatos convocados para a Perícia Médica Admissional Oficial e o respectivo cronograma para comparecimento junto à Coordenadoria de Perícia Médica, serão divulgados no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br), nesta quinta-feira, 14, a partir das 17 horas.

A posse e o exercício dos nomeados estão previstos para o dia 2 de março de 2021.

Entenda

Um total de 3.708 professores, incluindo aqueles que entraram para cadastro de reserva, foi aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos Efetivos de Professor Nível A, realizado entre outubro e novembro de 2018. O resultado do exame foi divulgado em março de 2019.

São 2.500 profissionais aprovados em vagas para disciplinas como artes, biologia, matemática e educação física. Além destes, 1.208 passaram para o cadastro reserva, situação em que aguardam por contratações futuras.

LEIA MAIS | Professores do Ceará fazem petição após esperarem quase dois anos para convocação de concurso

LEIA MAIS | Professores aprovados em concurso de 2018 serão chamados pelo Governo do Ceará no primeiro semestre de 2021

Já a sua homologação aconteceu em dezembro de 2019, indicando a convocação de 500 vagas em agosto de 2020. No entanto, o cronograma foi suspenso devido o estado de calamidade pública declarado pelo Decreto Legislativo nº 543, diante da pandemia de Covid-19.