Segurança em viagem: 7 dicas de como proteger suas bagagens
Caso de brasileiras presas na Alemanha após terem as malas trocadas por outras com cocaína acendeu alerta para os riscos que a bagagem sofre ao ser despachadaDica 1
Tire fotos e grave vídeos da sua bagagem
Viagem ao exterior costuma ser um momento de realização de sonhos, descanso e/ou lazer, geralmente planejado com muita antecedência e cercado de boas expectativas por quem realiza. Mas crimes como o que foi praticado contra duas brasileiras no aeroporto de Guarulhos (SP) acendem um alerta para a fragilidade da segurança nesses espaços.
Não existe fórmula mágica para se proteger, principalmente pelas circunstâncias desse crime em específico, mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar ao máximo que algo parecido aconteça com você — e, caso aconteça, ao menos existam provas a seu favor que contribuam com a defesa.
Produzir registros seus fazendo as malas, imagens em que você aparece ao lado de sua bagagem, na hora de despachar e também com ela na esteira, já com a etiqueta da companhia aérea (que mostra seus dados) pode parecer algo constrangedor para muitos, mas talvez sirva de evidência para se libertar de acusações como essa.
Dica 2
Declare os itens que está levando durante o check-in
Nem todo mundo sabe, mas é possível declarar, junto à companhia aérea, os itens que estão sendo despachados dentro da mala e seus respectivos valores durante o check-in. Faça uma lista em casa e peça para formalizar no balcão de atendimento: uma cópia assinada deve ficar com você e outra com o atendente. Guarde tudo o que servir de comprovante.
Dica 3
Guarde o comprovante de despacho até o destino final
Ao receber o registro de identificação da sua bagagem, guarde em local seguro para não perder, amassar, rasgar ou qualquer dano que a torne ilegível. Nesse papel deve haver informações como o peso exato, cor e modelo da mala, além de dados do funcionário e os seus. Guarde o comprovante do despacho até o fim da viagem.
Dica 4
Use um dispositivo de rastreamento
Em casos como o das brasileiras presas em Frankfurt, uma Apple AirTag ou uma Samsung SmartTag poderiam ter ajudado a mostrar que a bagagem original delas nunca chegou ao seu destino final. Trata-se de um dispositivo pequeno que pode ser acoplado a objetos diversos que precisem ser localizados, como chaves, por exemplo. A localização exata é compartilhada com o dono por meio do aparelho celular.
Dica 5
Sempre que possível, mantenha as malas ao seu alcance
Durante refeições, compras, idas ao caixa eletrônico e até mesmo ao banheiro, não deixe as bagagens fora do campo de visão. E se for possível levar todos os seus pertences em uma bagagem de bordo (a mala de mão) ou mochila, as chances de sofrer um golpe diminuem, já que ela deve permanecer o tempo inteiro próxima a você.
Dica 6
Feche bem e identifique a sua bagagem
Um cuidado extra é importante porque, em geral, criminosos procuram malas que podem ser violadas mais rapidamente. Vale utilizar trancas, capas protetoras, cintas com código e até envelopamento com plástico, por exemplo. Ao colocar cadeados, opte por aqueles que são abertos com senhas e segredos.
Dica 7
Tenha uma mala diferente das "comuns"
No caso de um possível golpe, é muito mais fácil trocar uma bagagem preta por outra, já que esse é o tipo mais comum. Para minimizar os riscos, prefira malas com cores exageradas e chamativas. Se a mala for mais discreta ou neutra, customize com adesivos diferenciados ou fitas, qualquer decoração que seja grande, colorida e diferente.